Passado e presente lado a lado: confira 6 antes x depois surpreendentes de Petrópolis
Para viajar no tempo e recordar como era a Cidade Imperial antigamente.
Passado e presente caminham mais próximos do que muita gente pensa, e tem sido essa a mensagem transmitida pela página @petropolisoblentes, no Instagram. A partir de montagens ‘antes e depois’, o perfil se propõe a levar reflexões envolvendo as mudanças pelas quais a cidade passou nos últimos anos. Abaixo, você confere seis das nossas postagens favoritas!
1. Da época em que Petrópolis ainda contava com circuitos de rua
Quem aí teria coragem de acompanhar de pertinho os circuitos automobilísticos que costumavam tomar conta das ruas do Centro de Petrópolis? O percurso tinha 3 quilômetros de extensão e terminava na Praça da Inconfidência.
2. Os irresistíveis produtos da fábrica de Bebidas Cascata
“O melhor, mais puro e mais gostoso”. Era esse o slogan do Guaraná Cascata: carro-chefe da indústria petropolitana que surgiu em Cascatinha em 1903 e em 1946 passou a operar na Washington Luiz: local onde ficou até os anos 80.
3. Trono de Fátima: da construção à consolidação do monumento
Conta-se que na inauguração do monumento, que aconteceu em 12 de outubro de 1947, formaram-se nuvens que davam a impressão de haver um buquê de rosas no céu, onde também se formou um arco-íris. Quem aí já viveu alguma história emocionante por lá?
4. Porque Petrópolis também já teve praia!
Você sabia que nos anos 40 foram trazidos caminhões de areia de Copacabana para tornar a praia em volta do lago possível? O projeto, contudo, não vingou porque os frequentadores preferiam a piscina de água quente oferecida pelo Quitandinha: a única do país na época.
5. Relembre época em que o 14 Bis ainda não existia
Talvez você não se lembre, mas o monumento foi doado ao município em 2006 – ano do centenário do 14 Bis. E agora a gente vai ainda além: se recordam da época em que a peça ainda não existia e o local era ocupado pelo Hotel Majestic?
6. Avenida Barão de Amazonas ao longo do anos
Da série ‘de quando o Relógio das Flores não tinha relógio e nem flores’. Na publicação é possível observar, de um lado, a fachada do então Palace Hotel nos idos de 1940, e, do outro, o atual campus da Universidade Católica de Petrópolis.
Outras curiosidades, imagens e vídeos antigos sobre Petrópolis podem ser conferidos na página @petropolisoblentes, de autoria da jornalista Carolina Freitas, ou no site petropolisoblentes.com.br: plataforma em que reúne reportagens sobre casas comerciais tradicionais tidas pela cidade.
Veja também:
- 5 coisas que você precisa saber sobre a Serra Serata neste ano em Petrópolis
- Escola de memória para idosos vem promovendo qualidade de vida para a 3ª idade em Petrópolis
- 9 coisas que só quem viveu nos anos 2000 vai lembrar em Petrópolis