Connect with us

10 informações sobre a atual situação da Covid-19 em Petrópolis

Cidade

10 informações sobre a atual situação da Covid-19 em Petrópolis

(Atualizada às 19h20, do dia 02 de agosto de 2020)

Desde março, Petrópolis, assim como outras cidades do Brasil, precisou se adaptar às mudanças impostas pela pandemia da Covid-19. De lá para cá, a prefeitura criou decretos municipais, que vêm sendo alterados conforme a nota técnica da Secretaria de Saúde. As medidas incentivando o isolamento social, apesar de estarem sendo flexibilizadas, ainda são recomendadas por médicos e especialistas como a principal forma de conter a disseminação do coronavírus.

Confira abaixo 10 informações sobre a atual situação da Covid-19 em Petrópolis:

1. Comércio

Desde o dia 1º de junho Petrópolis deu início ao plano de flexibilização da economia, que foi dividido em linhas: verde, branca, amarela, laranja e vermelha. Até o momento, apenas a linha vermelha ainda não foi autorizada a funcionar (com exceção das quadras esportivas que reabriram no dia 27/07), que diz respeito às seguintes atividades:

*Outras atividades que estavam em análise na linha laranja também não foram autorizadas a reabrirem, como: bares e áreas comuns de lazer de serviços de hospedagem.

Todos os estabelecimentos devem cumprir as regras criadas pela Secretaria de Saúde para a segurança da população, como o uso de máscaras pelos atendentes e clientes e disponibilização de álcool em gel. O detalhamento de quem pode funcionar, quando e de que forma, está disponível no link: www.petropolis.rj.gov.br/coronavirus/.

2. Novos horários de funcionamento do comércio e serviços

  • Comércio e serviços do Centro Histórico: de 11h30 às 19h de segunda a sexta e de 10h às 19h aos sábados;
  • Rua Teresa, Aureliano Coutinho e adjacências: de 9h30 às 17h30 de segunda a sábado;
  • Restaurantes: até no máximo 00h;
  • Bancos: liberado pelo município para funcionar 24h durante toda a semana;
  • Indústrias: de 7h às 15h;
  • Supermercados e farmácias: liberado pelo município para funcionar 24h durante toda a semana;
  • Comércios e serviços de bairro: de 9h às 18h.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

3. Restaurantes, lanchonetes, cafeterias e sorveterias

Desde o da 25 de junho, restaurantes e afins (com exceção dos bares) reabriram com algumas medidas restritivas. O limite de ocupação passou a ser de 30% e serviços de self-service ainda não estão autorizados a funcionar. Os restaurantes podem ficar abertos até 00h e manter a rotina de delivery. Além disso, as mesas deverão ficar, pelo menos, 1,5 metros distantes uma da outra, é obrigatório o uso de máscara entre clientes e funcionários e deve ter à disposição sabonete líquido e álcool em gel 70% em áreas como a entrada do estabelecimento, banheiros, caixa e entrada da cozinha.

Restaurante em Houston, Texas: máscaras, luvas e distância entre as mesas / Foto: Brett Coomer/Houston Chronicle/AP/.

4. Rua Teresa, polo de moda do Bingen e Feirinha de Itaipava

Os principais polos de moda de Petrópolis também já estão funcionando, de 9h30 às 17h30, mediante as regras impostas pela Secretaria de Saúde. De acordo com uma decisão tomada no dia 06 de julho, pessoas de outros municípios que comprovem ser clientes da Rua Teresa e do polo de moda do Bingen terão acesso liberado nas barreiras sanitárias.

Confira as regras para ter acesso aos polos de moda de Petrópolis clicando aqui.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

5. Barreiras sanitárias e ônibus intermunicipais

De acordo com a Secretaria de Saúde, as barreiras sanitárias estão funcionando 24h por dia em todas as entradas do município. A ação é realizada por equipes da Vigilância Sanitária, do CPTrans e da Guarda Civil.

Os motoristas, em carros que não têm a placa de Petrópolis, são abordados e, caso estejam com sintomas da Covid-19 e ausência de justificativa para a entrada na cidade, são obrigados a voltar. Em caso de consultas médicas em Petrópolis, previamente marcadas e comprovadas; de reservas em hotéis e pousadas; e de compradores dos polos de moda de Petrópolis, há liberação do veículo nas barreiras sanitárias.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Ônibus e vans de turismo também estão autorizados a entrar na cidade, desde que os passageiros comprovem a reserva em meios de hospedagem ou que são compradores dos polos de moda de Petrópolis (com o preenchimento do formulário fornecido pelos lojistas locais). Todos também passam pela aferição de temperatura.

Os ônibus intermunicipais e interestaduais, no entanto, estão proibidos de entrar na cidade desde março. A Secretaria de Saúde e a prefeitura ainda não deram uma data para a liberação desses serviços de transporte.

6. Atrativos turísticos e naturais

Todos os atrativos turísticos estão temporariamente fechados e sem previsão para reabrirem. Ou seja, museus, o Parque Natural da Serra dos Órgãos (Parnaso), Vale do Amor, teatros, entre outros atrativos permanecem com as portas fechadas.

Foto Instagram @giulialaura18

Passeios de ecoturismo, como trilhas e cachoeiras — embora a maioria esteja em áreas abertas ao público —, ainda não são recomendados pela Secretaria Municipal de Saúde, a fim de evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19.

7. Serviços de hospedagem

Todos os serviços de hospedagem de Petrópolis podem funcionar, porém, com algumas restrições. Áreas comuns, como piscinas, parquinhos, saunas e quadras esportivas (com exceção de aulas individuais de tênis) ainda não foram autorizadas a reabrirem para os hóspedes. O restaurante e salões dos hotéis e pousadas devem seguir as regras de ocupação máxima de 30%, distância mínima de 1,5m, uso de máscara e disponibilizar sabonete líquido e álcool em gel 70%.

Os turistas com destino aos hotéis e pousadas da cidade devem ter sua reserva comprovada nas barreiras sanitárias.

Foto Divulgação / Pousada Paraíso Açu

8. Uso obrigatório de máscara e multa para quem descumprir os decretos

Pessoas e estabelecimentos que descumprirem as normas impostas pelos decretos municipais estarão sujeitos à multa. Quem estiver nas ruas sem máscara, por exemplo, poderá ser multado em R$ 250. Já os estabelecimentos, além de multa, poderão sofrer medidas administrativas, como suspensão das atividades, cassação da licença, interdição, etc.

Foto Divulgação

9. Testes rápidos

Desde o dia 25 de março, a Secretaria de Saúde deu início ao protocolo de testagem em massa em Petrópolis, através do drive-thru e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com a prefeitura, serão usados 62 mil kits de testes rápidos da Covid-19 para ampliar o monitoramento da doença na cidade.

Foto Divulgação / PMP

Para ter direito ao teste rápido é preciso que o paciente esteja sintomático, isto é, pessoas que estejam entre o 8º e 30º dia após o aparecimento dos primeiros sintomas. E para fazer o cadastro online, tanto para a testagem nas UBS como no drive-thru, é preciso acessar http://web2.petropolis.rj.gov.br/gap/coronavirus/, onde devem ser preenchidos dados como nome completo, CPF e e-mail.

10. Painel da Covid-19 de Petrópolis

De acordo com o painel de monitoramento da Covid-19, até o momento (04/08) foram realizados 5.383 testes na cidade. Deste total, 11.406 resultaram negativo, 3.910 positivos e 67 estão em análise, entre PCR e testes rápidos. Há 78 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. E 151 óbitos. De acordo com o monitoramento feito pela vigilância epidemiológica, há 998 pacientes recuperados do coronavírus. Esse número se refere às pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.

O município contabiliza pelo SUS 35,71% dos leitos clínicos e 27,05% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.

Tem mais dúvidas sobre a situação da Covid-19 em Petrópolis? Comente aqui!

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir