Connect with us

Prefeitura amplia horário de funcionamento do comércio em Petrópolis

Cidade

Prefeitura amplia horário de funcionamento do comércio em Petrópolis

Medida foi tomada com base na nota técnica da Secretaria de Saúde.

Levando em consideração a taxa de ocupação nos hospitais de pacientes com a Covid-19 — o último registro (26/07) mostra que 23,77% de leitos de UTI e 41,07% de leitos clínicos estão em uso pelo SUS —, a prefeitura decidiu ampliar o horário de funcionamento do comércio em Petrópolis. A partir desta segunda-feira (27), os estabelecimentos já autorizados a abrir situados nas ruas Teresa ou Aureliano Coutinho e adjacências podem funcionar de 9h30 às 17h30, de segunda a sábado. No Centro Histórico (Rua do Imperador), o novo horário é de 11h30 às 19h, de segunda a sexta, e de 10h às 19h aos sábados.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Bancos, farmácias e supermercados

Os bancos, supermercados e farmácias podem funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, também fica permitido o consumo em balcões de padarias e lanchonetes, respeitando o distanciamento de 1,5 metros entre os clientes. “Cada passo de flexibilização dos nossos decretos é dado depois de ampla discussão. Caso a ocupação dos leitos do SUS chegue a 80%, iremos recuar e não descarto a possibilidade de um lockdown”, pontou o prefeito Bernardo Rossi.

Quadras esportivas liberadas para uso, mas com restrições

As quadras de esporte também estão autorizadas a funcionar a partir desta segunda (27). O funcionamento desses estabelecimentos segue a nota técnica estabelecida pela Secretaria de Saúde. Entre as regras estão: cada jogador deverá ter a sua garrafa de água, não podendo cedê-la nem pegar emprestado de outra pessoa; o cumprimento físico por parte dos jogadores no momento das comemorações deve ser evitado; Além do uso obrigatório de máscaras por funcionários, clientes e colaboradores e a disponibilização de álcool em gel.

Deverá ser priorizada a entrada do time por um portão e saída por outro portão; caso a quadra não tenha dois locais para isso, a mesma providenciará a instalação de um outro portão de acesso ou entrada e saída, onde os times terão uma diferença de 10 minutos para entrada e saída e que devem obedecer aos distanciamentos para evitar aglomeração.

Neste primeiro momento da flexibilização das quadras, fica proibido o acesso de menores de 18 anos, bem como a utilização dos locais para treinamento das escolinhas. Os espaços deverão ser sanitizados durante o dia com hipoclorito de sódio ou outro produto comprovadamente eficaz na eliminação do vírus. Bebedouros e chuveiros estão interditados, assim como churrasqueiras e outros espaços para confraternizações. Nos estabelecimentos que dispuserem de serviço de lanchonete, o atendimento ao público deverá ser limitado a 30% (trinta por cento) da capacidade de lotação. Está proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas nestes locais.

Veja também: 10 informações sobre a atual situação da Covid-19 em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir