Petrópolis fará testagem em massa da Covid-19 em drive-thru e Unidades Básicas de Saúde
Prefeitura diz que serão usados 62 mil kits de testes rápidos para ampliar o monitoramento da doença na cidade.
Por meio de um anúncio na manhã desta quarta-feira (24/06), o prefeito Bernardo Rossi disse que Petrópolis fará testagem em massa da Covid-19 na população. O trabalho será realizado, de imediato, em todos os servidores da COMDEP, já na próxima quinta-feira (25/06), simultaneamente com as testagens nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A partir do dia 30, terá início a montagem de um novo cronograma para o agendamento de testagem de todos os servidores que atuam na linha de frente do coronavírus, como saúde, obras, CPTrans, Proconfeate assistência social. No dia 1º de julho, o efetivo completo da Guarda Municipal também será testado. Todos esses segmentos terão os exames realizados em seus locais de trabalho e foram escolhidos para abrir o processo de testes devido à proximidade com o público durante a rotina de trabalho. Demais grupos terão seus cronogramas montados e divulgados pela prefeitura após a segunda semana de julho.
Foto Divulgação / PMP
“Ficamos felizes em poder testar cada dia mais pessoas na cidade. Petrópolis tem, hoje, por volta de 12 mil testes rápidos e estamos adquirindo mais 50 mil, ou seja, teremos 62 mil testes e, caso necessário, iremos ampliar esse número para fazer uma grande testagem em massa e monitorar mais de perto a transmissibilidade do vírus na cidade. Nosso compromisso em salvar vidas continua de pé e não vamos abrir mão do que é necessário para proteger a população”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.
Drive-thru nos bairros
Em relação à testagem no sistema de Drive-Thru, a prefeitura irá adotar as seguintes datas e medidas:
- 27/06 – Quitandinha (mesmo local da vacinação contra o H1N1)
- 04/07 – Posse
- 11/07 – Alto da Serra
- 18/07 – Corrêas
- 25/07 – Bingen
- 01/08 – Centro
- 08/08 – Mosela
Quem pode fazer e como?
Os bairros foram escolhidos de acordo com os maiores índices de casos e óbitos do município. Os usuários farão um cadastro online e preencherão dados como nome completo, CPF e e-mail. O mesmo procedimento realizado na primeira ação de testagem, no Drive Thru no último sábado, em Itaipava. Apenas pessoas sintomáticas devem se cadastrar, isto é, pessoas que estejam entre o 8º e 30º dia após o aparecimento dos primeiros sintomas. Todos os resultados serão disponibilizados no próprio link de inscrição, em até 48 horas. Vale dizer que, para a ação do Drive-Thru no Quitandinha no próximo sábado, a prefeitura irá disponibilizar 300 vagas para inscrição pelo site.
Em relação aos testes que passarão a ser realizados nas nove Unidades Básicas de Saúde (UBS), um total de 50 vagas por semana será disponibilizado para cada unidade, ou seja, 10 por dia. Usuários poderão escolher a UBS mais próxima de casa, ou local de trabalho, no momento da inscrição. Os testes serão limitados nestes locais porque as unidades realizam, diariamente, ações de vacinação, consultas e curativos, entre outras. Todos os kits já começaram a ser distribuídos às Unidades Básicas de Saúde. Hoje (24/06), terá início o cadastro dos usuários, realizados pela internet na própria página da prefeitura e, amanhã (25/06), o processo de testagem.
“Vamos ampliar ainda mais a testagem por meio das UBS, mas preciso lembrar que a ação é voltada apenas às pessoas que apresentem sintomas de síndromes gripais, como febre, dor de cabeça, dores no corpo e falta de ar, entre outras, que estejam entre o 8º e 30º dia após o aparecimento dos primeiros sintomas. Nosso objetivo é proteger a população e fazer um melhor mapeamento da doença na cidade”, explicou a secretária de Saúde do município, Fabíola Heck.
Unidades Básicas de Saúde que darão início à testagem na próxima quinta-feira (25/06)
- Alto Independência
- Araras
- Retiro
- Mosela
- Itaipava
- Quitandinha
- Morin
- Pedro do Rio
- Itamarati