Aluna da rede pública de Petrópolis alcança nota 920 na redação do Enem
Júlia Barboza, de 18 anos, foi aluna do Cândido Portinari e tem o sonho de cursar Psicologia
Nesta terça-feira (16), o Inep divulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Em Petrópolis, foram mais de quatro mil participantes e, dentre eles, um dos destaques é Júlia Barboza, de 18 anos, aluna do CIEP 472 Cândido Portinari, em Itaipava, que alcançou 920 pontos na redação.
Fotos: Divulgação
“Me preparei para o Enem estudando com bastante antecedência. Comecei a fazer um curso preparatório para a redação em fevereiro, com um professor muito bom que me acompanhou durante todo o ano com redações semanais, pratiquei muito a escrita, pesquisei sobre os possíveis temas e me mantive atualizada sobre questões sociais e políticas”, comenta.
Dedicação
A estudante diz que esta foi a primeira vez que realizou o Enem e que ficou surpresa com a nota, apesar de ter se dedicado aos estudos e acreditar no seu potencial.
“Fiquei muito feliz por ter tirado uma nota alta, especialmente por vir de uma escola pública. Foi uma grande conquista. O tema da redação não era algo que eu já havia estudado, por isso fiquei bem apreensiva quando vi o tema”.
Dicas
Para quem vai fazer o Enem em 2024, Júlia deixa algumas dicas: “eu diria para começar a estudar com antecedência, fazer muitos exercícios, resolver provas antigas e se manter atualizado sobre os acontecimentos do país e do mundo. Além disso, é importante cuidar da saúde mental e física durante os estudos”.
Sonho da Psicologia
Agora, a petropolitana pretende cursar Psicologia e está pesquisando universidades que ofereçam o curso. A ideia é tentar uma vaga pelo SiSU em uma universidade federal ou uma bolsa pelo ProUni. “Estou avaliando as opções para tomar a melhor decisão”, finaliza.