Connect with us

[Nomes de Rua] Você sabe onde fica e o porquê do nome da Rua Alberto Torres, em Petrópolis?

História

[Nomes de Rua] Você sabe onde fica e o porquê do nome da Rua Alberto Torres, em Petrópolis?

Conheça o homenageado que leva o nome da via

Muitos petropolitanos atravessam essa via todos os dias, mas poucos se dão conta de sua localização ou conhecem sua história. Pequena e discreta, a Rua Alberto Torres liga o Centro à Rua Ipiranga e guarda uma particularidade: mesmo em meio ao centro urbano, ela abriga uma área de preservação ambiental.

Foto: reprodução google maps

Onde a rua está localizada?

A via começa na Rua Floriano Peixoto, entre os números 329 e 353, e termina na Praça Tabelião Moret, no Quarteirão Francês. A Rua Alberto Torres recebeu esse nome oficialmente pelo Ato nº 3 de 31 de janeiro de 1923, substituindo o antigo trecho da Avenida Ipiranga — que, no final do século 19, fazia uma curva à direita e se conectava à Floriano Peixoto. Na época, ainda não existiam ruas como a Fonseca Ramos e a Dom Pedro I, e por isso, em mapas antigos, o local aparece como “Nova Ipiranga”.

Preservação da mata nativa

O casario da rua remonta às décadas de 1920 e 1930. Há terrenos ainda cobertos por mata nativa, onde as atuais leis de zoneamento e preservação ambiental praticamente impedem novas construções. Um trecho curioso é a servidão aberta na década de 1950, na altura do número 302, onde foram erguidas algumas casas na encosta da montanha. Uma dessas residências foi atingida por um deslizamento de terra em 13 de janeiro de 1966, que felizmente não causou vítimas, graças à rápida fuga da família Fahndrich no meio da madrugada.

Mas afinal, quem foi Alberto Torres, que dá nome à rua?

Alberto de Seixas Martins Torres foi um dos nomes mais influentes do pensamento político e social brasileiro no final do século 19 e início do século 20. Nascido em Itaboraí, em 1865, ele teve uma trajetória impressionante: foi jurista, sociólogo, político e defensor de ideias nacionalistas pioneiras.

Aos 16 anos, já atuava como abolicionista e republicano. Formado em Direito em 1886, destacou-se rapidamente e, aos 31 anos, foi nomeado ministro da Justiça. Seu posicionamento firme e ético o levou a se exonerar em protesto contra os abusos do então vice-presidente da República, Manoel Victorino.

Foto: reprodução Instituto Histórico de Petrópolis

Presidente do Rio de Janeiro

Sua ligação com Petrópolis foi em 1897, quando foi eleito presidente do estado do Rio de Janeiro, governando entre 1898 e 1900 e período em que a cidade era a capital estadual. Apesar das dificuldades financeiras e políticas, criou o Ginásio Fluminense, uma escola que marcou época na cidade e trouxe professores renomados para a serra fluminense.

Mais tarde, foi ministro do Supremo Tribunal Federal e, após se aposentar, mergulhou na produção intelectual. Sua obra sociológica defendia a valorização da cultura e identidade brasileiras — ideias que influenciaram pensadores como Oliveira Viana, seu discípulo mais destacado.

Morte de Alberto Torres

Alberto Torres faleceu em 1917, aos 52 anos, mas deixou uma marca importante na história do país. Dar nome a uma rua que preserva parte da natureza em meio à cidade parece, no mínimo, uma homenagem à altura de alguém que tanto refletiu sobre os rumos do Brasil.

*Informações do Documentos do Arquivo Histórico de Petrópolis – “Histórias e Lendas das Ruas de Petrópolis” do historiador Álvaro Zanatta / Instituto Histórico de Petrópolis 

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir