Connect with us

[Nomes de Rua] Você conhece a história por trás da ‘Rua do Túnel’, em Petrópolis?

História

[Nomes de Rua] Você conhece a história por trás da ‘Rua do Túnel’, em Petrópolis?

A rua já foi uma ferrovia que transportava cargas e passageiros

Muitos petropolitanos atravessam a famosa Rua do Túnel todos os dias, mas poucos sabem que seu nome oficial é Rua Dr. Hélio Bittencourt. Mais do que uma simples via de ligação entre o Centro e o Quissamã, a rua guarda uma história fascinante. Nesta edição da série #NomeDasRuas conheça a história dessa via que, em seu traçado, segue o antigo leito de uma estrada de ferro, e o túnel que a caracteriza já foi passagem de trens antes de se tornar um marco urbano da cidade.

Foto: reprodução Google Maps

Dos trilhos ao asfalto

O túnel que dá identidade à rua é uma estrutura peculiar, com cerca de cem metros de extensão, esculpida na rocha e revestida de tijolos maciços. Antes de se tornar uma via para veículos, ele fazia parte da ferrovia que cruzava a região, transportando cargas e passageiros. Com a desativação dos trilhos em 1964, o espaço foi transformado em rua, facilitando o deslocamento entre os bairros.

Homenageado

O nome oficial da via homenageia o médico e político Hélio Mendonça Bittencourt, que dedicou sua vida à cidade, tanto na área da saúde quanto na política. Em 1971, a prefeitura decidiu batizar a nova rua com seu nome, mas, para a maioria dos moradores, ela sempre será a Rua do Túnel.

Um marco na história de Petrópolis

A região ao redor da Rua Dr. Hélio Bittencourt sempre teve um papel importante no comércio da cidade. Paralela a ela, a Rua Floriano Peixoto foi conhecida por décadas como a “Rua da Feira”, onde se realizavam feiras livres entre 1917 e 1968. Foi ali que, em 1962, surgiu o primeiro supermercado de Petrópolis, transformando a dinâmica comercial da cidade.

Foto: Reprodução Petrópolis Real

Trânsito

Com a criação da Rua do Túnel, o trânsito passou a ser distribuído entre as duas vias, desafogando a movimentação no Centro e melhorando o acesso ao bairro Quissamã. Hoje, além de sua importância, a rua se mantém como um verdadeiro símbolo da transformação urbana de Petrópolis.

*Informações do Documentos do Arquivo Histórico de Petrópolis – “Histórias e Lendas das Ruas de Petrópolis” do historiador Álvaro Zanatta

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir