Connect with us

Por trás dos monumentos: quem é o homenageado na Praça dos Expedicionários, no Centro de Petrópolis?

História

Por trás dos monumentos: quem é o homenageado na Praça dos Expedicionários, no Centro de Petrópolis?

Paulo Monteiro Gratacós foi uma figura importante na política e na cultura da cidade

Além dos museus, casarões e ruas, quem observa os monumentos de Petrópolis é surpreendido com verdadeiras aulas de história. Por conta disso e com o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento, a Sou Petrópolis traz a série “Por trás dos Monumentos”, com histórias de importantes construções da cidade. Nesta edição, nosso convite é para conhecer o monumento de bronze localizado na Praça dos Expedicionários, no Centro de Petrópolis.

Foto: Sou Petrópolis / arquivo Paulo Cesár dos Santos – Foto: Raul Lopes

Homenageado

O homenageado é Paulo Monteiro Gratacós, importante político de Petrópolis, conhecido por ter sido o prefeito mais jovem do Brasil na época de sua primeira eleição, entre 31 de janeiro de 1966 a 20 de outubro de 1969. Ele assumiu o cargo após o breve mandato de Rubens de Castro Bomtempo, que havia sido cassado. Paulo também enfrentou a cassação de seu próprio mandato em 1969. O motivo foi uma declaração considerada crítica ao governo militar durante a visita do presidente Costa e Silva a Petrópolis. Gratacós também atuou profissionalmente como arquiteto quando, em 1965, entrou oficialmente na política. Na cidade, teve um importante papel em associações e academias culturais, entre elas Academia Petropolitana de Letras.

Retorno à política

Após a redemocratização, Gratacós retornou à política e foi eleito novamente prefeito em 1988, assumindo o cargo em 1989. Neste segundo mandato, destacou-se por liderar a cidade durante a recuperação de uma grave tragédia climática ocorrida em 1988, com enchentes e deslizamentos que deixaram muitas vítimas e desabrigados. Ele trabalhou na recuperação da infraestrutura e na revitalização das áreas afetadas.

Morte

Paulo Gratacós faleceu no dia 3 de setembro de 2014, em sua residência em Petrópolis, vítima de complicações causadas pela mielodisplasia – doença que afeta a medula óssea.

Homenagem

Em sua homenagem, recebeu diversos reconhecimentos, incluindo uma cerimônia simbólica de restituição de seu mandato na Câmara de Vereadores e a inauguração do monumento em sua memória na Praça dos Expedicionários, em 2022.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir