Connect with us

Por trás dos monumentos: você sabe quem é o homenageado da construção na Praça Princesa Isabel?

História

Por trás dos monumentos: você sabe quem é o homenageado da construção na Praça Princesa Isabel?

No centro da praça está o monumento dedicado ao Major Júlio Frederico Koeler, idealizador do Plano Urbanístico de Petrópolis.

Além dos museus, casarões e ruas, quem observa os monumentos de Petrópolis é surpreendido com verdadeiras aulas de história. Por conta disso e com o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento, a Sou Petrópolis traz a série “Por trás dos Monumentos”, com histórias por trás de importantes construções da cidade. Nesta edição, nosso convite é para desvendar um dos monumentos da Praça Princesa Isabel.

Fotos: reprodução

O personagem da estátua em bronze, de dois metros de altura, é do arquiteto alemão e naturalizado brasileiro Júlio Frederico Koeler, que projetou o Palácio Imperial, hoje Museu Imperial, bem como o primeiro distrito de Petrópolis. Na parte frontal do monumento, em base de granito, está gravada a planta da cidade e sobre a coluna há também o escudo da cidade. Ali também se encontram os restos mortais do arquiteto.

Nascido na Alemanha, 16 de junho de 1804, Koeler foi militar e engenheiro brasileiro. Tendo recebido educação militar em sua terra natal, emigrou para o Brasil em 1828, sendo incorporado na arma de Engenharia do Exército Imperial, com a patente de primeiro tenente.

Com o afastamento dos batalhões estrangeiros a serviço do império, Koeler foi reincorporado ao exército, chegando ao posto de major, participando de projetos importantes, como a ferrovia da Serra da Estrela.
Juntamente com o mordomo Paulo Barbosa da Silva, foi responsável pela criação da cidade de Petrópolis, primeiro povoamento planejado do Brasil.

Fotos: Sou Petrópolis

Em Petrópolis, o Major passou pouco tempo de sua vida, somente para acompanhar a execução do plano urbanístico. Koeler, morreu no dia 21 de novembro de 1847, em sua chácara no Valparaíso, após um amigo atirar acidentalmente contra ele em uma prova de tiro.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir