Connect with us

Quem foi Raul de Leoni, que deu nome ao Centro de Cultura, em Petrópolis?

História

Quem foi Raul de Leoni, que deu nome ao Centro de Cultura, em Petrópolis?

Poeta simbolista e pré-modernista, veja a trajetória do petropolitano Raul de Leoni Ramos

Inaugurado em 1977, na Praça Visconde de Mauá, em Petrópolis, o Centro de Cultura Raul de Leoni é o principal espaço cultural público da cidade. O local oferece para os moradores e turistas galerias de arte, teatro, cinema e a Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, que conta com um dos maiores e mais importantes acervos do estado do Rio de Janeiro.

O complexo cultural leva o nome em homenagem ao poeta simbolista, pré-modernista e petropolitano, Raul de Leoni. 

Fotos: reprodução internet – divulgação

Quem foi Raul de Leoni?

Filho do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carolino de Leoni Ramos, e de Augusta Villaboim de Leoni Ramos, Raul de Leoni Ramos nasceu em Petrópolis, no dia 30 de outubro de 1895. Concluiu os estudos na cidade do Rio de Janeiro. Ainda estudante universitário, ele foi colaborador para veículos de imprensa como a revista Fon-Fon, Para Todos, Jornal do Brasil, Jornal do Comércio, O Jornal e O Dia. Na adolescência, mudou-se para Europa, onde em 1917 tornou-se diplomata. 

Raul de Leoni poeta

Considerado por alguns críticos como um poeta simbolista e por outros como pré-modernista, seus sonetos, repletos de metáforas e de concepções filosóficas  estavam sempre presentes nos cadernos de poesia dos moços e moças da época, que compreendiam aqueles versos de palavras doces, que continham, ao mesmo tempo simplicidade e esclarecimentos.

De qualquer escola onde existissem regras poéticas, incluindo os independentes, Raul de Leoni foi o único que não sofreu menosprezo da “corrente dos poetas modernistas brasileiros”. 

Obras

Com a obra “Ode a um poeta morto”, de 1919, Raul de Leoni foi reconhecido como poeta nos meios literários. A 1ª edição do “Luz Mediterrânea”, de 1922, editada em vida pelo autor, começa com o poema “Pórtico”, onde começa a deixar os laços da influência do Parnaso brasileiro e termina com o “Diálogo Final”. “Poemas Inacabados” fazem parte da 2ª edição, e das seguintes, que foram anexados ao “Luz Mediterrânea” por outros editores.

Morte prematura

Raul de Leoni Ramos morreu aos 31 anos, no dia 21 de novembro de 1926, no distrito de Itaipava, onde se tratava de uma tuberculose. A doença foi uma das causas que o impediu de assumir o cargo de deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, para o qual foi eleito em 1919. O poeta é uma das personalidades que está sepultada em Petrópolis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir