Connect with us

Por trás dos monumentos: quem é o homenageado da Praça na Rua Montecaseros, em Petrópolis?

História

Por trás dos monumentos: quem é o homenageado da Praça na Rua Montecaseros, em Petrópolis?

O homenageado do monumento é o médico, sanitarista e primeiro prefeito de Petrópolis Oswaldo Cruz

Além dos museus, casarões e ruas, quem observa os monumentos de Petrópolis é surpreendido com verdadeiras aulas de história. Por conta disso e com o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento, a Sou Petrópolis traz a série “Por trás dos Monumentos”, com histórias por trás de importantes construções da cidade. Nesta edição, nosso convite é para desvendar o monumento da Praça localizada na Rua Montecaseros, no número 33.

Fotos: Acervo Casa de Oswaldo Cruz – Sou Petrópolis

O homenageado do monumento é Oswaldo Cruz, que dá o mesmo nome à Praça, localizada próximo ao Cemitério Municipal. A estátua foi dedicada a ele por seus admiradores e inaugurada no dia 5 de agosto de 1934.

Quem foi Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz foi médico, sanitarista e o primeiro prefeito de Petrópolis. Ele foi responsável por um projeto, considerado ambicioso, de um extenso plano de urbanização e organização do serviço sanitário na cidade, que na época era considerada refúgio de boa parte da elite do Rio de Janeiro, capital da República, no início do século XX.

Nele envolvia a criação de um Jardim Botânico no Palácio Imperial, o preparo de gás a partir do lixo, a organização do serviço sanitário e das redes de esgoto e a construção de asilos para pessoas em situação de rua. 

Oswaldo Cruz também foi consagrado nacional e internacionalmente pela campanha contra a febre amarela, varíola e peste bubônica.

Doença de Oswaldo Cruz

Bastante debilitado pela doença nefrite – inflamação dos rins, que ele tinha desde jovem -, o cientista decidiu acatar a recomendação dos médicos e se afastou da rotina no Instituto Soroterápico Federal, nessa época já denominado Instituto Oswaldo Cruz.  

Indicação à prefeitura de Petrópolis

Oswaldo Cruz foi indicado para assumir a prefeitura de Petrópolis, pelo presidente do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Peçanha. Bento, filho de Oswaldo, reforçou para que o pai se mudasse para a residência de veraneio da família na Rua Montecaseros, no número 240, em busca de repouso devido à sua doença. No dia 18 de agosto de 1916, ele assume a prefeitura da cidade. 

Pouco tempo dedicado ao cargo de prefeito

Pouco mais de seis meses depois de sua posse como prefeito de Petrópolis, ele faleceu em sua casa vítima de insuficiência renal, aos 44 anos de idade, no dia 11 de fevereiro de 1917.

Foto: Acervo Casa de Oswaldo Cruz

Fonte de pesquisa: Fundo Oswaldo Cruz

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir