Corrida para pessoas com deficiência acontece neste domingo no Centro de Petrópolis
A corrida é promovida pelo Projeto INcluir Petrópolis. Concentração acontece às 10h, na Praça 14 Bis
O Projeto INcluir Petrópolis, conhecido na cidade pelas ações e eventos de inclusão das pessoas com deficiência (PcDs), promoverá a corrida “Correndo com Eles” neste domingo (26), no Centro de Petrópolis.
Foto: arquivo divulgação
Concentração
A concentração acontece às 10h na Praça 14 Bis. De lá, os participantes farão um trajeto de ida e volta na Avenida Koeler, e novamente ida e volta na Avenida Roberto Silveira, com o total de 2km percorridos.
“O objetivo é promover saúde e qualidade de vida para pessoas com deficiência, levando à capacitação de uma vida mais ativa e ao empoderamento”, comenta uma das organizadoras da iniciativa, Alessandra Caline.
Importância turística
Nesta edição, três ônibus sairão do Rio de Janeiro gratuitamente, trazendo PcDs de outros municípios para a cidade. Assim, os participantes e suas famílias poderão conhecer os pontos turísticos e contribuir com a economia e turismo de Petrópolis.
Foto: arquivo divulgação
“Utilizamos o esporte como maneira de inclusão, pois muitas pessoas com deficiência não sabem o potencial que têm. Ficam muito em casa, achando que não podem fazer certas coisas, e o projeto INcluir Petrópolis é válido para incentivar o PcD a participar de eventos esportivos, de lazer e de turismo. Além da importância dessas pessoas ocuparem os espaços públicos, trazendo maior visibilidade social”, acrescenta Alessandra.
Sustentabilidade
A organização do evento pede que os participantes doem tampinhas plásticas, lacre de alumínio e óleo de cozinha usado, que serão revertidos em moeda solidária em prol das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
“Não é necessário, mas todo o material arrecadado é destinado a uma empresa licenciada que fará a reciclagem e gerará ICMS ecológico para o município”, explica a petropolitana.
Ações do projeto
O projeto já promoveu diversos eventos como corridas, trilhas e blocos de Carnaval. Além disso, outro grande acréscimo para o município foi um veículo elétrico adaptado para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, disponível em grandes festas e eventos da cidade, como a Bauernfest, Festa de São Pedro de Alcântara, Deguste, Night Run e Natal Imperial.
Foto: Divulgação
O marido de Alessandra, Chen Li Cheng, é portador de uma doença rara, a polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), e se tornou cadeirante. Da necessidade de uma qualidade de vida melhor, não só para Chen, mas para outras PcDs, nasceu o INcluir Petrópolis.
“Desejamos que nossa cidade Imperial seja INclusiva de forma contínua. Dia após dia vamos levando a importância da inclusão para todos e de forma gratuita”, finaliza.
Foto: arquivo pessoal
Como apoiar?
Empresas que estiverem interessadas em contribuir com as ações do projeto podem entrar em contato através do Instagram @incluirpetropolis.