Petrópolis recebe quase 2 milhões de visitantes por ano; turismo é responsável por 6% do PIB da cidade
Dia do Turismo: estima-se que cerca de 40 mil trabalhadores são impactados diretamente pelo turismo na cidade
Nesta quarta-feira, dia 8 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Turismo. E é difícil tocar no assunto sem pensar em Petrópolis, uma das principais cidades turísticas do país, em especial pela sua rica história, diversidade de eventos e imensa gama de museus e passeios culturais.
Foto: Divulgação PMP
Com quase 2 milhões de visitantes anuais, Petrópolis foi apontada pelo Ministério do Turismo como o terceiro destino nacional mais procurado em 2024, atrás apenas de Olímpia (SP) e Foz do Iguaçu (PR). Dados do Observatório Regional de Turismo (ORT), mostram que 6% do PIB da cidade vem do setor.
Profissionais do turismo
Segundo o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, quase 40 mil pessoas dependem do turismo no município. A rede hoteleira da cidade conta com 118 hotéis e pousadas, com 6,5 mil leitos, e mais de 350 bares e restaurantes. Somando a rede hoteleira e de gastronomia, além dos prestadores de serviço, são quase 8 mil postos de trabalho.
Já com os eventos, pensando nos profissionais de som e luz, artistas, produtores, cerimonialistas e toda a equipe envolvida, a estimativa é de outras 5 mil pessoas. E o turismo também influencia diretamente o comércio, em especial, o setor da moda. Neste segmento, são 25 mil pessoas ocupadas.
“Petrópolis respira turismo, setor importante na geração de emprego e renda, onde temos profissionais de excelência na rede hoteleira, de gastronomia, comércio, serviços, enfim, todos que compreendem essa cadeia produtiva. Petrópolis é Classe A no mapa do Turismo no Brasil. O mais importante é estarmos sempre superando as expectativas dos turistas que vem nos visitar, atraindo cada vez mais gente que vem compartilhar de nossa cultura, nossas belezas, atrações e hospitalidade”, comenta Samir El Ghaoui, presidente do PC&VB.
Foto: Divulgação
Guias de Turismo
Além destes, Petrópolis conta com 240 guias de turismo incluídos no Cadastur, o Cadastro do Ministério do Turismo. Só na Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), são mais de 40 profissionais.
“O Turismo, atualmente, é o que rege a cidade, diretamente ou indiretamente, através da geração de emprego e renda, do consumo gerado nos atrativos turísticos, comércio, gastronomia local, meios de hospedagem, contratação de profissionais como Guias de Turismo, transportes, eventos, entre outros”, afirma a presidente da AGP, Raquel Neves.
A representante frisa ainda que o turismo em Petrópolis é movimentado em todos os distritos da cidade, o que movimenta também significativamente a economia.
Foto Reprodução Instagram @catzy_watzy
“Temos diversos segmentos de turismo que atraem olhares dos mais diferentes públicos, e isso é encantador. Alunos das escolas de outras cidades ou estados que vem aprender a história em campo; famílias que buscam um local seguro e tranquilo para um passeio; grupos de amigos que vem fazer trilhas juntos; ou aqueles que vem para os eventos, cada um com um interesse diferente, mas no mesmo destino”, finaliza.