Connect with us

Você sabe qual a origem do Hino de Petrópolis?

História

Você sabe qual a origem do Hino de Petrópolis?

A canção foi escolhida após um concurso, no ano de 1972. Petropolitano de coração, o compositor é Geraldo Ventura Dias

“Quem pensa que é feliz em outra terra é porque ainda não viveu aqui!” O verso marcante refere-se ao Hino de Petrópolis, enfatizando as belezas naturais encontradas na cidade. Mas você sabe, de fato, como surgiu e quem é o autor desta canção?

Foto: Geraldo Ventura Dias – reprodução internet – Serra Drone

Concurso para escolha do hino

Fundada em 16 de março de 1843 e elevada à categoria de cidade residência de Dom Pedro II, em 1857, Petrópolis não tinha um canto oficial que a homenageasse. Somente no ano de 1970, o então prefeito, Paulo Rattes, por meio de uma deliberação, abriu o concurso para a escolha do hino, valendo premiação de Cr$.5.000,00.

Escolha do Hino de Petrópolis

Após dois anos, no dia 19 de julho de 1972, após a Comissão Especial, envolvendo 10 pessoas do Poder Executivo, Legislativo e entidades envolvidas com a música e a cultura no Município, durante esse tempo, Petrópolis, finalmente, ganhou o seu hino.

Autor do Hino de Petrópolis

Quem escuta o hino deve pensar que os versos são de um petropolitano, mas não. Geraldo Ventura Dias nasceu na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, em 6 de outubro de 1925. Diplomado bacharel em Ciências Contábeis, além de ter frequentado cursos de língua italiana, foi funcionário do Banco do Brasil, aposentando-se, na função de gerente, após trinta e três anos de serviço. 

Mudou-se para Petrópolis, onde residiu por cerca de 40 anos, tendo participação em clubes de serviço e associações esportivas. Recebeu o título de cidadão petropolitano, pela Câmara Municipal, por seus relevantes serviços prestados à cidade. Ventura também é autor dos hinos do Petropolitano F.C. e do Serrano F. C. Escreveu crônicas e poesias, tendo integrado o quadro titular da Academia Petropolitana de Letras, ocupando a cadeira 8. Ele morreu no dia 11 de junho de 2000, aos 75 anos de idade.

Hino de Petrópolis

Petrópolis, tens do passado gloriosas tradições.

Petrópolis,cultura e fibra de homens de outras nações, que lutaram e criaram as riquezas,
guardaram as belezas que devemos defender.

Petrópolis, tranquilidade, nossa fonte de saúde.

Petrópolis, o teu futuro é a tua juventude que estuda e trabalha consciente de que a luta no presente, vitória vai trazer.

Para frente, para o alto, construir, com amor e com vontade, progredir, vem viver aqui na serra,
onde a sorte nos sorri.

Quem pensa que é feliz em outra terra  é porque ainda não viveu aqui.

Fonte: Instituto Histórico de Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir