Connect with us

7 fatos e curiosidade sobre a majestosa Biblioteca Frei Constantino Koser, em Petrópolis

História

7 fatos e curiosidade sobre a majestosa Biblioteca Frei Constantino Koser, em Petrópolis

[Dia do Bibliotecário] São mais de 70 mil volumes que estão armazenados pelos quatro andares do espaço, aberto ao público

Eles são responsáveis pelo atendimento ao público, trabalham para o progresso cultural, para manter o espaço organizado, além de saber onde ficam todos os livros. Neste Dia do Bibliotecário (12 de março), conversamos com o diretor do Instituto Teológico Franciscano, Frei Sandro Roberto, que nos contou 7 fatos e curiosidades sobre a majestosa Biblioteca Frei Constantino Koser. Esta que possui um dos acervos de teologia mais importantes da América Latina. Confira!

Foto: Sou Petrópolis

1. Homenagem ao Frei Constantino Koser

A Biblioteca, que fica no Instituto Teológico Franciscano foi inaugurada no dia 23 de março de 2000, e homenageia o Frei Constantino. Koser cursou teologia em Petrópolis, além de ter sido professor do ITF e Ministro Geral da Ordem dos Franciscanos, em Roma. Incentivador dos estudos, liderou o acesso à atual organização e a enriqueceu com obras e coleções que conseguiu com intercâmbios, aquisições e doações. Até o fim de seus dias, manteve-se ativo na teologia e pela formação dos jovens, assim como o cuidado e carinho pela Biblioteca.

Foto: Sou Petrópolis

2. Acervo de mais de 100 anos

Todo o acervo mantido no espaço é de uma paróquia existente no ano 1891, dos frades alemães que chegaram na cidade, e que logo depois fundaram a Editora Vozes, localizada na Rua Montecaseros. Lá, os livros trazidos por eles, ficavam disponíveis para estudos da população.

Foto: Sou Petrópolis

3. Gêneros da Biblioteca

Política, economia, psicologia, sociologia, filosofia, ciências sociais, história, e principalmente teologia. Estes são alguns dos gêneros encontrados na Biblioteca, que abriga mais de 78 mil volumes e recebe exemplares de todas as publicações da Editora Vozes. A biblioteca abriga obras raras dos séculos 17 e 18. Bíblias escritas em vários idiomas, livros de orações e de artes são encontrados nas estantes. 

Foto: Sou Petrópolis

4. Importância da Biblioteca na América Latina

Com vastas coleções, a de teologia da Biblioteca é considerada a melhor da América Latina, devido à qualidade dos conteúdos, de informações e conservação do acervo. Catalogado por meio do sistema alfa-numérico, onde a letra representa o assunto principal, todo o acervo está sendo formulado para Classificação Decimal Universal (CDU).

Foto: Sou Petrópolis

5. Arquitetura moderna e acessível ao público

Com arquitetura moderna, o local conta com quatro andares com acesso pelas escadas e elevador e é totalmente adaptado para pessoas com deficiência. Para manter os livros arejados, a biblioteca tem um sistema que permite que o teto abra e feche manualmente. O arquivo é dividido em prateleiras e ao todo, cinco pessoas cuidam da Biblioteca. O espaço possui salas de estudos individuais e para grupos, abertas à população.

Foto: Sou Petrópolis

6. “Preciosidades” da Biblioteca

Além dos livros, a Biblioteca armazena periódicos do mundo inteiro, alguns ainda em circulação. Considerada a mais importante, o acervo tem a revista que conta a história da igreja contemporânea, datada em 1850 e ainda publicada nos dias atuais, no Vaticano.

Foto: Sou Petrópolis

7. Visita do Bispo  Kloppenburg na Biblioteca

O Bispo Carlos José Boaventura Kloppenburg marcou presença em uma das semanas de teologia promovida na Biblioteca, sendo um dos grandes nomes do Vaticano 2°, presente no evento.

Foto: reprodução internet

A Biblioteca Frei Constantino Koser, localizada na Rua Coronel Veiga, 550, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas no site da instituição.  

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir