Connect with us

Gratuito: Centro de Cultura de Petrópolis recebe peça de teatro ’69 Cômodos’ neste sábado

Agenda

Gratuito: Centro de Cultura de Petrópolis recebe peça de teatro ’69 Cômodos’ neste sábado

Com entrada gratuita, apresentação única, aborda as relações de pessoas comuns com suas casas e com a cidade

O Centro de Cultura Raul de Leoni recebe, neste sábado (6), às 20h, a peça de teatro documentário “69 Cômodos”. A apresentação é única e gratuita. A montagem do grupo Teatro ao Redor aborda as relações de pessoas comuns com suas casas e com a cidade.

Foto: divulgação

Sobre a peça ”69 Cômodos”

Ao longo de dois meses, os artistas Alex Teixeira, Clarisse Zarvos e Vitor Kruter, integrantes do coletivo, percorreram os bairros da Lapa, Oswaldo Cruz, Penha, Gávea e Pavuna, na cidade do Rio de Janeiro. Durante esse período, registraram o cotidiano de moradores, seus sonhos, desejos, relações, memórias sobre os territórios, lutas e intimidades.  Os depoimentos serviram de base para a criação da dramaturgia, que apresenta um conjunto de pequenas histórias, como se cada pessoa fosse um museu individual, carregado de percepções e atravessamentos.

Foto: divulgação

“69 Cômodos” representa uma continuação de nossa pesquisa sobre temáticas urbanas. Na peça, o universo da casa não é visto em separação ao ambiente da rua, o que revela diferentes interações entre espaço público e privado”, diz Clarisse Zarvos, que ao lado de Alex Teixeira, assina direção e dramaturgia do projeto.

O ponto de partida da peça é o Cortiço Chora Vinagre, localizado na Rua dos Inválidos, na Lapa. Trata-se de uma vila erguida no século XIX, e que inicialmente serviu como espaço de comércio de pessoas escravizadas. Posteriormente passou a ser hospedaria de mercadores que vinham comercializar especiarias no Rio, e nas primeiras cinco décadas do século XX foi residência exclusiva de portugueses, sendo os homens floristas e as mulheres lavadeiras. Até hoje o local mantém as características arquitetônicas típicas do século XIX. O Chora Vinagre é dividido em 69 cômodos (daí surgiu o nome do espetáculo), com dependências coletivas, como banheiros, cozinhas e lavanderias.

“A narrativa do espetáculo se conecta através da tecitura de relações dos moradores do cortiço da Lapa com habitantes de outros quatro bairros da cidade, Oswaldo Cruz, Gávea, Penha e Pavuna. Por meio de um processo fabulatório, construímos uma colcha de histórias que são permeadas por encenações, canções e vídeos”, conta Alex Teixeira.

Performers

A encenação conta com quatro performers (Alex Teixeira, Clarisse Zarvos, Rach Araújo e Zeza Barral) em cena e Leah (atriz convidada e moradora do Chora Vinagre) que contam histórias dos entrevistados fazendo uso de metalinguagem, música ao vivo (com composições de Genaro da Bahia, também morador do Chora Vinagre) e projeções em vídeo. As cenas costuram memórias, imagens, rotinas, sonhos, esperanças e dramas dos entrevistados, relacionando as habitações com a vida na cidade.

Foto: divulgação

Sobre o Teatro ao Redor

Criado em 2019, o grupo investiga temas urbanos, e tem um interesse especial sobre o Centro do Rio e pelo gênero do teatro documentário. Os integrantes compartilham de uma afinidade pelas memórias da cidade e as minúcias do cotidiano. No início de 2020, a equipe criou um podcast inspirado nas histórias dos teatros do entorno da Praça Tiradentes e em 2022 estrearam a peça site specific “Travessia Tiradentes” e a exposição “Travessia”, esta última, realizada no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Em 2023, preparam a peça de teatro documentário “69 Cômodos” e a oficina “Teatro documentário e performance de arquivo”. Como dispositivo de criação, os artistas utilizam procedimentos de pesquisa de campo para destacar elementos de uma cidade porosa e diversa.

 Pra anotar aí

Peça de teatro documentário “69 Cômodos”

Quando: 6 de abril (sábado), às 20h

Onde: Centro de Cultura Raul de Leoni – Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro

Classificação: 14 anos

Entrada gratuita

Mais informações: @teatroaoredor

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir