Connect with us

Estudantes de Petrópolis vão participar de competição de robótica na NASA

Cidade

Estudantes de Petrópolis vão participar de competição de robótica na NASA

Alunos do Colégio Santa Isabel estão se preparando para enfrentar um desafio em Huntsville, no Alabama, neste mês

O espaço está sendo o limite para os alunos do Colégio Vicentino Santa Isabel, em Petrópolis. Isso porque eles vão participar da competição de robótica internacional, NASA Rover Challenge, realizada anualmente pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos. O evento ocorre de 18 a 20 de abril, em Huntsville, no Alabama. O desafio envolve equipes de estudantes de diversas partes do mundo.

Foto: divulgação

Equipe

Comandada pelo professor e coordenador da Infotec Educacional e de Tecnologias Educacionais, Sérgio França, a equipe conta com seis estudantes do ensino médio: Isabella Miguellote, Joana Giardini, Jorge Kenedy, Maria Clara Villa Real, Marisa Leal e Mateus Albuquerque. Eles irão representar o Brasil em função do desempenho nas atividades.

Foto: divulgação

“Os alunos INFOTEC vêm representado o país desde 2018 em eventos da NASA, onde nos dois primeiros anos saímos vitoriosos. Esse ano optamos por levar apenas estudantes do Colégio Vicentino Santa Isabel, em função do excepcional desempenho deles nas recentes atividades. O caminho natural é o grupo enviar um projeto para NASA, que pode ou não ser aprovado. Quando tudo está acertado, começam os trabalhos, já sob a supervisão da Agência Espacial Americana, Infotec Educacional e do Colégio Santa Isabel”, conta o professor.

Competição

O desafio envolve equipes de estudantes de diversas partes do mundo que projetam, constroem e operam rovers (veículos espaciais) para realizar tarefas simuladas em Marte. As tarefas incluem navegação em terreno acidentado, recuperação de amostras e execução de missões científicas.

“Geralmente, são 100 equipes participantes. O objetivo principal é promover o interesse e a excelência em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) entre os jovens, fornecendo-lhes uma oportunidade prática de aplicar seus conhecimentos em um ambiente desafiador e colaborativo. O desafio também permite que os participantes desenvolvam habilidades em trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação. O veículo está pronto. Agora é irmos aos Estados Unidos tentar trazer mais um troféu para o Brasil e para Petrópolis”, diz Sérgio.

Foto: divulgação

“Rovers”

O professor conta que os rovers são criados e projetados para operar em condições semelhantes as de Marte, incluindo terrenos acidentados, variações de temperatura e comunicação com uma estação base remota.

“A competição é dividida em várias categorias, como divisões para estudantes do ensino médio, universitários e equipes internacionais. O NASA Rover Challenge oferece uma plataforma emocionante para os participantes explorarem a ciência e a engenharia espaciais enquanto colaboram com outros estudantes e profissionais da área. Além disso, a competição destaca o compromisso contínuo da NASA em inspirar e educar a próxima geração de exploradores espaciais”.

Foto: divulgação

Trabalho em equipe

Sérgio França destaca o trabalho em equipe fundamental para os torneios e para o desenvolvimento dos estudantes.

“O nosso método de trabalho é extremamente claro em todos os colégios parceiros da INFOTEC. O aluno precisa ser o protagonista, sempre. Nós apenas vamos ensinando e mostrando os melhores caminhos. As decisões, estratégias, treinos e rumos em geral refletem a opinião, experiência e esforço dos estudantes. Acreditamos que não adianta vencer nenhum evento de robótica, se o trabalho não foi 100% dos alunos. Esperamos que haja aprendizado, amadurecimento, que eles possam forjar ainda mais características e bons valores. Vencer ou não vencer uma competição, diante de tantas coisas mais importantes, torna-se algo quase secundário. Mas, é claro, que vamos buscar nosso melhor. Acrescento o apoio do Colégio Vicentino Santa Isabel, em nossas atividades, possibilitando o melhor para os estudantes”, finaliza o professor.

Foto: divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir