Connect with us

Palácio de Cristal recebe exposição educativa ‘Portinari para Crianças’

Agenda

Palácio de Cristal recebe exposição educativa ‘Portinari para Crianças’

Ação acontece como parte do Festival Literário Internacional de Petrópolis, que será realizado entre 1 e 5 de maio

O Palácio de Cristal, em Petrópolis, é palco de uma exposição inédita no país, “Portinari Para Crianças”, que faz parte da primeira edição do Flipetrópolis, o Festival Literário Internacional de Petrópolis, que vai acontecer de 1 a 5 de maio.

Foto: Divulgação PMP

A mostra apresenta 42 reproduções de obras do pintor Candido Portinari e segue aberta ao público até o dia 5 de maio, com entrada gratuita. A curadoria da exposição é de João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari, e Guilherme de Almeida, coordenador do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari, que esteve presente na inauguração. A mostra terá visitas educativas guiadas, das 10h às 16h, todos os dias.

Cerimônia de abertura

O ator Thiago Lacerda foi o responsável por conduzir a cerimônia. Junto a ele também estava o escritor Tom Farias, um dos curadores do Flipetrópolis, e o diretor da concessionária Águas do Imperador, representando o grupo Águas do Brasil, empresa patrocinadora do Festival, João Henrique Tebyriça de Sá.

O evento

O evento foi uma celebração da literatura e da decisão de Afonso Borges, presidente do Flipetrópolis, de investir na cultura na cidade fluminense. Borges é o fundador do projeto literário Sempre Um Papo, que há 38 anos atua com o propósito de incentivar a leitura.

A proposta já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados da Federação, além do Distrito Federal, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Com o tempo, vieram outros projetos e iniciativas que visam o incentivo à leitura e possibilitam, conjuntamente, a associação entre cultura, educação e responsabilidade social, como é o caso do Flipetrópolis.

Foto: Ana Kutter

Importância cultural

Tom Farias, parceiro de Afonso Borges no trabalho de curadoria do evento, celebrou a iniciativa do Sempre Um Papo, que também é a produtora dos Festivais Literários Internacionais de Araxá (Fliaraxá), Paracatu (Fliparacatu) e Itabira (Flitabira).

Indo além, Tom ressaltou a mudança entre o jeito de celebrar a literatura ao longo dos anos: atualmente, diferentemente das décadas passadas, a valorização de escritores em atividade é superior à exaltação daqueles que exerceram suas funções em séculos passados. Esse fato permite que autor e leitor tenham contato, o que fomenta a leitura e a escrita.

O curador ainda comentou: “Esperamos que o Flipetrópolis tenha muito papo, muita conversa e muito livro. Diferentemente de outras cidades, nós não censuramos livros. Nosso lema é a liberdade de expressão. Quanto mais respeitarmos o outro, teremos mais cidadania e democracia”.

A fala de Tom Farias referencia a situação que envolve o livro “O Avesso da Pele” (Companhia das Letras, 2020), de Jeferson Tenório, após a obra ter sido alvo de críticas e tentativas de censura por ser uma das obras selecionadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para professores e estudantes de escolas públicas de todo o país.

O presidente da Academia Petropolitana de Letras, Leandro Garcia, destacou as alcunhas que envolvem Petrópolis, como cidade imperial e cidade das hortênsias. A partir da realização do I Flipetrópolis, o escritor e pesquisador espera “que o município passe a ser conhecido, também, como cidade das letras”. Ele ressaltou que a APL é a primeira academia municipal a ser criada no país, completando 102 anos em 2024.

O Flipetrópolis

Mesmo que se trate de um evento porvir, a mostra chega ao município como uma forma de antecipação do evento, que movimentará literatura, arte, cultura, educação, turismo e economia locais. A ideia é que a exposição inspire os alunos, de 4 a 18 anos das escolas de Petrópolis a participarem do Prêmio de Redação e Desenho, realizado pelo festival e que envolverá a comunidade escolar.

Foto: Ana Kutter

Pra anotar aí:

Flipetrópolis apresenta “Portinari para Crianças”

Quando: até 5 de maio, das 9h às 20h

Onde: Palácio de Cristal

Entrada gratuita

Mais informações no site ou no Instagram @flipetropolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir