Confira o funcionamento dos principais serviços de Petrópolis após as chuvas
Aulas voltaram, Serra já está liberada, comércio funciona normalmente, 19 linhas de ônibus estão com operação comprometida e 11 vias estão interditadas. Previsão é de chuva moderada e sem risco para os próximos dias
Após as chuvas que atingiram Petrópolis neste fim de semana, responsáveis por 739 ocorrências da Defesa Civil, o comércio, principais serviços e vias de acesso da cidade estão voltando à normalidade.
Foto: Serra Drone
Nas últimas 24h, o maior acumulado pluviométrico registrado foi de 52,8mm. Por isto, o município saiu do estado de crise e a previsão é de chuva moderada e sem risco para os próximos dias. Confira as informações atualizadas sobre os principais serviços:
Funcionamento da Serra
Equipes da Concer permanecem trabalhando na serra de Petrópolis para monitoramento, novas avaliações técnicas e desobstrução de trechos afetados pela chuva.
A serra já está em funcionamento para o tráfego de veículos. Os Km 79 e 94 da pista de descida prosseguem em meia pista. Na subida da serra, prosseguem em meia pista o km 92, 85 e 75. Trecho com chuva fina e neblina, sujeito a novas interdições preventivas.
Antes de se deslocar pela rodovia, ligue 0800-2820040 e saiba das condições de trânsito e clima da BR-040.
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
Vias interditadas
• Centro – Rua Visconde do Bom Retiro (meia pista)
• Taquara – Rua Antônio da Silva Ligeiro
• Independência – Rua Maria de Lima
• Independência – Rua Cacilda Becker
• Independência – Rua Antônio Medeiros
• Mosela – Rua Stefan Zweig
• Carangola – Rua Vicenzo Rivetti (meia pista)
• Parque São Vicente – Rua Paula Buarque
• Parque São Vicente – Rua João Mendonça Bittencourt
• Duques – Rua Ferreira da Cunha
• Quitandinha – Avenida Joaquim Rolla
Foto: Divulgação PMP
Funcionamento dos ônibus
Em última atualização enviada pelo Setranspetro às 8h40 desta segunda-feira (25), 19 linhas de ônibus estão com a operação comprometida de forma parcial ou total. Confira:
- CIDADE REAL
122 – Fazenda Inglesa (cumprindo o trajeto Centro x Fazenda Inglesa, e vice-versa, via Bingen. Além disso, sentido bairro, seguindo pelo Brazão);
137 – Fazenda Inglesa x Rodoviária Bingen (não está atendendo a Água Mineral e passando sentindo bairro pelo Brazão).
- PETRO ITA
401 e 436 – Independência (manobrando na Germasil);
402 – Taquara (parando no antigo ponto final);
404 – Duques (ponto final no Parque São Vicente);
412 – Quitandinha (ponto final no Parque São Vicente);
424 e 454 – Rio de Janeiro (sem atender 500m da Avenida Joaquim Rolla, passando sentido Centro pela Rua São Salvador);
428 – Espírito Santo (sem atender 500m da Avenida Joaquim Rolla, passando sentido Centro pela Rua São Salvador);
435 – Cacilda Becker (parando no Bar da Vanir);
452 e 457 – Sargento Boening (parando na Estrada do Paraíso, ponto da linha 419);
465 – Amazonas (sem atender 500m da Avenida Joaquim Rolla, passando sentido Centro pela Rua São Salvador);
466 – Alagoas (sem atender 500m da Avenida Joaquim Rolla, passando nos dois sentidos pela Avenida Ayrton Senna).
- CIDADE DAS HORTÊNSIAS
Operação normalizada.
- CASCATINHA
524 – Veridiano Félix (operando pelo Caminho do Fragoso);
517 – Comunidade do Ventura (operação interrompida após deslizamento de terra).
- TURP TRANSPORTE
609 – Castelo São Manoel (não está atendendo a Rua 6);
615 – Carangola (500 metros do Canavial sem atendimento).
Foto: Arquivo Sou Petrópolis
Vítimas e desabrigados
No momento, há 294 pessoas em um ponto de apoio (Escola Municipal Alto Independência – no bairro Independência). Todos os outros pontos de apoio já foram desmobilizados.
Para a desmobilização dos pontos de apoio, a Prefeitura abriu um abrigo no Santa Isabel, no Caxambu. A Secretaria de Assistência Social garantiu o transporte de 73 pessoas que estavam nos pontos de apoio para que elas fossem abrigadas lá.
O 15º GBM resgatou 9 vítimas com vida nos bairros Independência e no Caxambu. Foram registrados 4 óbitos e não há desaparecidos no momento.
Foto: arquivo divulgação PMP
Volta às aulas
As aulas já voltaram a acontecer em todas as escolas da rede pública em Petrópolis, com exceção das do bairro Independência. Por conta da permanência do risco de deslizamentos, as aulas nas seguintes escolas continuam suspensas:
E.M. Alto Independência
E.M. Professora Maria da Glória Queiroz de Vasconcellos
Centro Educacional Comunidade São Jorge
CEI Alto Independência
CEI Romano Canavese
CEI Célia Lôbo Paulo
CEI Professora Dora Killer
Foto Divulgação PMP
Previsão
A Defesa Civil de Petrópolis, às 20h do domingo (24), retornou o estágio operacional de Petrópolis para ALERTA, tendo em vista a redução dos acumulados pluviométricos.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica chuvas moderadas e sem perigo para Petrópolis nos próximos dias.
Veja também:
