Connect with us

[Dia do Artesão] Conheça a história do Cocco Barçante, fundador do Museu do Artesanato de Petrópolis

Cultura

[Dia do Artesão] Conheça a história do Cocco Barçante, fundador do Museu do Artesanato de Petrópolis

Com 12 anos, o artista iniciou um curso de pintura no no Centro de Cultura Raul de Leoni. Aos 14, já participava da Academia Brasileira de Letras

Nesta terça-feira – 19 de março, é comemorado o Dia do Artesão. A data foi escolhida por ser dia de São José, santo reconhecido como padroeiro dos artesãos. Responsáveis pela arte manual, os artistas levam a cultura à população, além de movimentar a economia local.

Em Petrópolis, são diversos artesãos que participam de feiras e expõem seus produtos na cidade. Outra opção para quem gosta de ver o trabalho minucioso desses artistas, é visitar o primeiro Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, criado e idealizado por Cocco Barçante.

Fotos: divulgação

Ligação com arte

Formado em designer de moda e especializado em arteterapia, Cocco, de 61 anos, é petropolitano de coração. Curioso e com o dom para arte desde pequeno, as folhas dos cadernos do colégio serviam para a criação do artista. Embora seja carioca, sua ligação com a arte começou na cidade imperial. Aos 14 anos, ele já havia participado, por meio de sua habilidade, da Academia Brasileira de Letras (ABL). De lá para cá, o artista trilha um caminho próprio, com uso de técnicas que fazem do seu estilo autêntico e único.

“Desenhava muito nas margens dos cadernos de aula. Sempre gostei e buscava livros e publicações de enciclopédias sobre história da arte. O primeiro curso de artesanato que fiz foi em Petrópolis, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Foi um curso de pintura em tecido, em 1975. Depois deste curso nunca mais parei de pintar. Eu tinha 12 anos na época. Sempre gostei de visitar exposições e participar de festas da cultura popular, observando as cores e o envolvimento das pessoas com a cultura. Participei de cursos de artes na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Digo que a pintura é a minha paixão”.

Fotos: Bruno Soares – divulgação

Petrópolis como inspiração

Petrópolis destaca-se pelo seu rico patrimônio histórico, arquitetônico e importantes museus, com uma vasta cultura. Tendo isso em vista, Cocco explica que as características da cidade, em especial a natureza e o clima da serra, servem de inspiração para suas artes.

“Sou carioca, fui criado no bairro do Grajaú. Minha família sempre teve uma casa de veraneio aqui, a casa onde atualmente é o Museu do Artesanato. Costumo dizer que a minha musa é a cidade e cultura do Rio de Janeiro, e a minha paleta de cores é a cidade de Petrópolis, que sempre me trouxe uma relação muito forte com a natureza e a memória cultural, sempre presentes nas minhas obras”.

Fotos: divulgação

Museu do Artesanato

Rodeado pelo verde e sustentado pela criatividade, o Museu do Artesanato equivale a uma pausa no cotidiano. Fundado pelo artista, o espaço, localizado na Rua Coronel Veiga, 1734, abriga cerca de 300 itens e já recebeu mais de 10 mil visitantes.

“O Museu nasce da vontade de expor as minhas obras construídas com artesãs do estado do Rio, dentro do projeto ‘Sentimentos do Rio’, que valoriza e divulga principalmente o artesanato desenvolvido nas favelas. O espaço é social, com pessoas e seus talentos culturais, que preserva o trabalho da classe. Fico muito feliz que o Museu esteja localizado na cidade de Petrópolis, pois aqui temos o Museu Imperial, que valoriza a memória da elite. Ambos são de grande importância na composição da sociedade, e a existência dos dois representa uma sociedade plena e em busca das igualdades”.

Fotos: Bruno Soares – divulgação

Projetos para 2024

Em julho de 2024, o Museu do Artesanato irá realizar a 3° Exposição Internacional, na Galeria Arte Graça, em Lisboa. O evento será composto de obras produzidas por 12 artesãos do Estado do Rio de Janeiro e por 12 artesãos de Portugal.

“A arte e o artesanato brasileiro estão em um ótimo momento de valorização da economia criativa, uma atividade em crescimento na parte econômica e para a área da arte terapia. O Museu está recebendo caravanas de artesãos do Estado e estamos recebendo o projeto ‘Passaporte Cultural’, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, projeto que promove e fortalece o acesso aos bens culturais do Estado. O Museu do Artesanato é um espaço que acolhe as diferenças e a diversidade. A arte cura! A Arte que nos Une”, pontua o artesão, Cocco Barçante.

Fotos: divulgação

Saiba mais sobre o Museu do Artesanato aqui.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir