Connect with us

Segunda etapa das obras do Túnel Extravasor em Petrópolis devem ser concluídas só em 2025

Cidade

Segunda etapa das obras do Túnel Extravasor em Petrópolis devem ser concluídas só em 2025

Construído em 1960, o túnel nunca havia passado por obras. Agora estão sendo realizadas intervenções nas comportas da galeria, jateamento de concreto nas paredes e no teto e aplicação de resina anti corrosiva no concreto

Uma das principais ações em andamento para a prevenção de novas tragédias em Petrópolis são as obras do Túnel Extravasor do Rio Palatino. Em março de 2023, a primeira parte das intervenções foi entregue e, em setembro, teve início a segunda etapa, que está prevista para ser concluída em março de 2025.

Foto: Divulgação

Neste momento, na segunda fase das obras de recuperação do Túnel Extravasor, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP) realiza obras nas comportas da galeria, jateamento de concreto nas paredes e no teto, além da aplicação de resina anti corrosiva no concreto.

O que já foi feito?

Na primeira etapa, a SEIOP realizou a reforma estrutural do Túnel Extravasor para evitar erosões, desabamentos e inundações no Centro e em Quissamã. Além de serviços de requalificação do fluxo hidráulico, para melhor escoamento das águas pluviais e redução dos riscos de alagamento; desobstrução e desassoreamento do piso.

Construída pelo Governo Federal, A galeria, que alivia o alto nível do Rio Palatino, não recebia nenhuma intervenção desde a década de 1960, período de sua construção.

Foto: Divulgação

Sobre o túnel

Com obras finalizadas no início dos anos de 1970, o Túnel Extravasor tem cerca de 3,5 km e é um importante sistema que desvia as águas do Rio Palatino, do centro da cidade, para o Rio Piabanha, no Itamarati.

A construção tem início na Rua Visconde de Souza Franco (Rua da Feira), centro, e segue até a Rua Pedro Elmer, no Itamarati. Toda estrutura é feita de concreto e requer manutenções periódicas.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir