Connect with us

“Baixou o ruço!” Você sabe o porquê dessa neblina em Petrópolis?

Cidade

“Baixou o ruço!” Você sabe o porquê dessa neblina em Petrópolis?

Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, explica a formação do fenômeno

Em qualquer estação do ano, no frio, e até no calor, ele dá uma passadinha pela cidade imperial. O famoso “ruço”, como os petropolitanos chamam, já é uma característica marcante de quem vem a Petrópolis. Mas o que talvez você não saiba é o porquê dessa neblina em Petrópolis.

Foto: Serra Drone – Halline Fialho

Conversamos com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, para entender como esse fenômeno acontece. O principal fator se deve à altitude de Petrópolis, que está localizada a 810 metros do nível do mar, formando uma nuvem orográfica próxima aos terrenos. 

“Isso ocorre quando uma corrente de ar passa por uma colina, montanha isolada e forma tipo um nevoeiro, diminuindo a visibilidade. Geralmente acontece quando tem uma queda de temperatura e aumento da umidade, de uma hora para outra, diminuindo a visibilidade”, explica. 

Foto:Kelly, via@sushu.goveira – andrecarvalhofotografia

Andrea ressalta que o nevoeiro é uma nuvem com a base próxima ou junto à superfície e que não há diferença física entre eles. “Eles apresentam a mesma aparência e estrutura. A diferença essencial é o método de desenvolvimento e onde a formação ocorre”.

Nevoeiro ou “ruço”?

A  realidade é que existem algumas histórias que explicariam esse hábito um tanto quanto particular de Petrópolis. Alguns dizem que é ruço, embora soletrado com Ç, seria uma alusão a um homem russo, branquinho como a neblina. Já outros contam que, devido ao frio, a pele dos moradores tende a ficar “ruça”, daí chamar o fenômeno da mesma maneira. Sem resposta certa ou errada, a verdade é que esse é um dos charmes de morar em Petrópolis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir