Connect with us

Casos de dengue em Petrópolis nos dois primeiros meses de 2024 ultrapassam total de 2023

Saúde

Casos de dengue em Petrópolis nos dois primeiros meses de 2024 ultrapassam total de 2023

Até 6 de fevereiro, foram 137 casos confirmados no município

Em todo o Brasil, diversos municípios enfrentam uma epidemia de dengue. E em Petrópolis, este aumento de casos também foi sentido, apesar da cidade não estar em estado de epidemia. Em todo o ano de 2022, a cidade havia registrado 14 pacientes com a doença e, em 2023, foram 135. Já nos primeiros dias de 2024, estes números foram ultrapassados. Até 6 de fevereiro, foram 137 petropolitanos positivados com o vírus.

Foto: Pixabay

Segundo a Prefeitura, o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) foi realizado na segunda semana de janeiro de 2024 e o índice se manteve abaixo de 1%, atingindo 0,78%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Das 7.965 visitas domiciliares realizadas, 59 imóveis foram positivos.

Ações de vistoria

Com base no resultado, as equipes de Combate às Endemias da Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde retornaram aos locais que concentraram o maior número de casos suspeitos ou com imóveis positivos. As equipes também estão trabalhando aos sábados para conseguir vistoriar mais imóveis, colocando larvicidas e orientando à população. Somente este ano, mais de 37 mil visitas domiciliares já foram realizadas na cidade.

A Coordenadoria de Vigilância Ambiental também fez o treinamento dos agentes comunitários de saúde, que atuam nas Equipes de Saúde da Família, para que replique as informações sobre cuidados e medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti durante suas visitas domiciliares.

Nos últimos dois anos, a cidade registrou a marca de mais de 1,2 milhões de visitas domiciliares, incluindo palestras e mais de 1,6 mil visitas a pontos estratégicos.

Vacinação

Após mais de 40 anos da existência da doença, finalmente uma vacina está sendo aplicada no Brasil. A vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda, teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. O processo permite a comercialização do produto no Brasil, desde que mantidas as condições aprovadas. Em dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação do insumo no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na próxima semana, as doses começam a ser distribuídas a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a vacinação na rede pública. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. Serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, atrás apenas dos idosos.

Petrópolis, no entanto, não está na lista dos municípios que receberão o imunizante.

*Com informações da Agência Brasil

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir