Connect with us

Aluna da rede pública de Petrópolis alcança nota 920 na redação do Enem

Educação

Aluna da rede pública de Petrópolis alcança nota 920 na redação do Enem

Júlia Barboza, de 18 anos, foi aluna do Cândido Portinari e tem o sonho de cursar Psicologia

Nesta terça-feira (16), o Inep divulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Em Petrópolis, foram mais de quatro mil participantes e, dentre eles, um dos destaques é Júlia Barboza, de 18 anos, aluna do CIEP 472 Cândido Portinari, em Itaipava, que alcançou 920 pontos na redação.

Fotos: Divulgação

“Me preparei para o Enem estudando com bastante antecedência. Comecei a fazer um curso preparatório para a redação em fevereiro, com um professor muito bom que me acompanhou durante todo o ano com redações semanais, pratiquei muito a escrita, pesquisei sobre os possíveis temas e me mantive atualizada sobre questões sociais e políticas”, comenta.

Dedicação

A estudante diz que esta foi a primeira vez que realizou o Enem e que ficou surpresa com a nota, apesar de ter se dedicado aos estudos e acreditar no seu potencial.

“Fiquei muito feliz por ter tirado uma nota alta, especialmente por vir de uma escola pública. Foi uma grande conquista. O tema da redação não era algo que eu já havia estudado, por isso fiquei bem apreensiva quando vi o tema”.

Dicas

Para quem vai fazer o Enem em 2024, Júlia deixa algumas dicas: “eu diria para começar a estudar com antecedência, fazer muitos exercícios, resolver provas antigas e se manter atualizado sobre os acontecimentos do país e do mundo. Além disso, é importante cuidar da saúde mental e física durante os estudos”.

Sonho da Psicologia

Agora, a petropolitana pretende cursar Psicologia e está pesquisando universidades que ofereçam o curso. A ideia é tentar uma vaga pelo SiSU em uma universidade federal ou uma bolsa pelo ProUni. “Estou avaliando as opções para tomar a melhor decisão”, finaliza.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir