Conheça a história de sucesso do Açaí da Serra, açaiteria que adoça o dia dos petropolitanos há 9 anos
Nesta 11ª reportagem da Série Pequenos Empreendedores, conheça a marca que foi criada a partir da necessidade de uma petropolitana
No calor ou no frio, para um pré-treino ou pós, em todas as horas possíveis um açaí sempre vai bem. E em Petrópolis, uma marca que é referência na área é o Açaí da Serra. Nesta 11ª reportagem da Série Pequenos Empreendedores, conheça a açaiteria que adoça o dia a dia de diversos petropolitanos.
Fotos: Divulgação
O início
O nome por trás da marca é Janaína Souza, que começou a atuar na Rua Teresa como autônoma, vendendo cosméticos, bolsas e sapatos de porta em porta. Porém, com o esforço exigido pelo trabalho, acabou adquirindo uma hérnia de disco que a impossibilitou de continuar com o serviço.
A petropolitana nunca foi de tomar muito açaí, mas em viagens para o Norte e Nordeste percebeu que gostava de como o produto era feito originalmente por lá. “Não conseguia gostar dos açaís feitos aqui, só os de lá. Até que fui para São Paulo com amigos que fabricavam máquinas de açaí, visitar fábricas, e gostei. Era diferente do original, mas gostoso. Daí tive a ideia de criar minha própria receita, baseada nos açaís do Norte e Nordeste, e começar a vender aqui em Petrópolis”, conta.
Da necessidade de encontrar um novo ofício, com a vontade de um açaí que a agradasse na região, Janaína começou a visitar várias fábricas e conhecer como o doce era feito. Foi então que montou sua própria receita e abriu, em novembro de 2015, o Açaí da Serra.
“Tentei chegar o mais próximo dos que eu provei no Norte e Nordeste. No início, trouxe da mesma forma que era feito lá, mas não caiu no gosto do petropolitano. Então fui adaptando com as características que o petropolitano gosta”, explica.
Fotos: Divulgação
Diferenciais
Atualmente, o Açaí da Serra leva a poupa da fruta, que vem direto do Belém do Pará, o xarope de guaraná, que é preparado por eles, e é adoçado com frutose. Outro diferencial é que não vai química, gordura hidrogenada, conservante ou corante .”Batemos o açaí todo dia e tentamos manter ao máximo o sabor original. Até os turistas que vem de lá dizem que é bem parecido”.
Felicidade num copo
Janaína conta que a empresa começou de forma familiar, com a filha, irmãos e cunhada, além de outros familiares que a ajudavam de forma esporádica. Hoje, a marca conta com quatro colaboradores e outros motoboys terceirizados que, apesar de não terem laço sanguíneo, se tratam como uma família. E isso reflete nos clientes.
“Não vendemos só o produto. Vendemos saúde e felicidade num copinho. Às vezes chega alguém chateado por lá e uma palavra que a gente dá já muda o dia da pessoa. Até colocamos a palavra do dia lá, que quando a pessoa pega, sai dando um sorriso. Fazemos tudo com muito carinho, cuidado e excelência, sempre com o nosso melhor. E é o que eu passo para todos os nossos colaboradores. Cozinha é química né? É muito bom ver o alimento sendo transformado, assim como a nossa vida e a dos nossos clientes também são transformadas”.
Fotos: Divulgação
Dificuldades
A empreendedora relata que, antes da pandemia, forneciam açaí para revenda em academias e padarias. Mas com o aumento no preço da matéria-prima após este período, não foi mais possível disponibilizá-lo desta forma. Além disto, por viverem em uma cidade serrana e, portanto, mais fria, os petropolitanos não têm tanto o costume de consumir açaí.
“Mas o Açaí da Serra foi a porta que Deus abriu pra mim e que permanece aberta até quando Ele quiser. Estamos aí mesmo contra o clima. Nosso segredo é colocar Deus em primeiro lugar. Sempre orei pra que Ele me desse uma direção e a direção foi o Açaí da Serra”,
Fotos: Divulgação
Onde encontrá-los?
O Açaí da Serra fica localizado na Rua Marechal Deodoro, 209, loja 02, bem no Centro Histórico, próximo à Rua Teresa. Eles funcionam de segunda à sábado, das 11h às 19h. É possível acompanhá-los no Instagram @acaidaserra e pedir pelos delivery pelo WhatsApp (24) 98878-1286.
“Temos mais de 40 adicionais então são muitas combinações possíveis. O que os clientes mais gostam é o açaí com mousse, já quem vem da academia sempre pede um batido com whey. E a gente serve de diversas maneiras, em taça, copo, barca e até pote de um litro pra quem quer levar pra casa e combinar do seu jeito, ou já montado com os complementos. E uma novidade nossa são os sucos de açaí com laranja e açaí com água de coco, que vale a pena experimentar”, finaliza Janaína.
Veja também:
- #PequenosEmpreendedores: conheça o ateliê de bailarinas que vem fazendo sucesso em Petrópolis
- Dos ensinamentos de pai para filho: família mantém gráfica há 29 anos em Petrópolis
- Conheça a história da primeira fábrica de queijos legalizada de Petrópolis; saiba como visitá-la
- Conheça a história do Badofe, lanchonete que tem o brioche mais famoso de Petrópolis
- Da mala do carro ao empreendimento de sucesso em Petrópolis, conheça o Bazar Móvel
- De bisavô para neta: família mantém tradição e produz joias há mais de 100 anos em Petrópolis
- Jovem supera limitações de síndrome e cria empresa de doces artesanais em Petrópolis
- Casal de aposentados de Petrópolis decide empreender na terceira idade