Connect with us

8 fatos e curiosidades sobre a história do Colégio Bom Jesus em Petrópolis

História

8 fatos e curiosidades sobre a história do Colégio Bom Jesus em Petrópolis

Conheça a história dos frades franciscanos que fundaram o colégio, de onde vem o título de “Canarinhos” e muito mais!

Com mais de 120 anos de história, o Grupo Educacional Bom Jesus tem uma longa trajetória que envolve o catolicismo e os valores de São Francisco de Assis. Em 1998, a marca chegou a Petrópolis e incorporou ao grupo o atual Colégio Bom Jesus Canarinhos e, posteriormente, o Colégio Bom Jesus Menino Jesus e o Colégio Bom Jesus São José. Para entender melhor toda a história da instituição, reunimos 8 fatos e curiosidades sobre a história do Colégio Bom Jesus em Petrópolis. Confira!

Colégio Bom Jesus Canarinhos. Foto: Divulgação

1. O início

O Grupo Educacional Bom Jesus iniciou suas atividades em 1896, com a fundação da Escola Popular Alemã Católica, em Curitiba (PR). A instituição foi criada pelo padre Alemão Franz Auling e atendia meninos e meninas.

Paróquia Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, onde, em 1909, foi estabelecida a sede da escola. Foto: Divulgação

2. Chegada dos frades a Petrópolis

Também entre 1896 e 1897, chegaram a Petrópolis os primeiros frades franciscanos, que atuavam com a missão franciscana em outros colégios da região. Na cidade, os frades iniciaram as aulas com a Escola Gratuita São José.

Colégio Bom Jesus Canarinhos. Foto: Divulgação

3. Os Canarinhos

Na década de 40, com a criação do coral que hoje é reconhecido como o coro de meninos mais antigo do Brasil, os moradores começaram a chamar os alunos da escola, que também participavam do coral, de canarinhos.

O nome pegou e, assim, os frades decidiram trocar o nome do coral para Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis e da escola para Colégio dos Canarinhos.

Anos depois, em 1998, o colégio, também franciscano, foi integrado à Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ) e passou a se chamar Colégio Bom Jesus Canarinhos. Esse foi o primeiro braço do Bom Jesus fora do estado do Paraná.

Foto: Divulgação/Canarinhos

4. Presença da marca

E a presença da marca Bom Jesus em Petrópolis não parou por aí. Em 2014, o Instituto Social São José tornou-se um colégio da associação, passando a ser chamado de Colégio Bom Jesus São José. Dois anos depois, em 2016, a Escola Palotina Menino Jesus também passou a fazer parte do grupo, assumindo o nome Colégio Bom Jesus Menino Jesus.

Hoje, o Grupo Educacional Bom Jesus é composto das marcas Colégio Bom Jesus; FAE Centro Universitário; Editora Bom Jesus; Teatro Bom Jesus; LaCe – Language Center; Gráfica Bom Jesus; Valor Brasil – produtos promocionais; e MindHub, um hub de inovação sediado no 8.º andar do prédio FAE Business School, em Curitiba (PR).

O Colégio possui 37 unidades em cinco estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, oferecendo um ensino de qualidade na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Colégio Bom Jesus Menino Jesus. Foto: Divulgação

5. Valores franciscanos

O patrono do Colégio Bom Jesus é São Francisco de Assis, fonte de inspiração da missão educacional da instituição. Com essa base franciscana, a entidade busca constantemente desenvolver atividades pautadas em valores humanos e voltadas para a formação de cidadãos mais conscientes.

O Bom Jesus conta com o Projeto Virtudes e Atitudes em todas as séries, sendo que em cada uma é trabalhada uma das virtudes franciscanas com os alunos. São elas: amor, prudência, perseverança, humildade, disciplina, diálogo, solidariedade, sabedoria, confiança, fraternidade, união, gratidão e respeito.

Altar no Colégio Bom Jesus Canarinhos. Foto: Divulgação

6. Projetos sociais

Já o projeto Bom Jesus Social tem como objetivo principal educar para o humanismo solidário, formar profissionais comprometidos com o meio social em que estão inseridos e contribuir para uma constante interação entre a teoria e a prática.

Essas ações são realizadas a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula e que são trabalhadas para alcançar a comunidade. A ação busca ajudar os alunos a melhorarem a relação com eles mesmos, além de incentivar a solidariedade, o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento da espiritualidade.

O objetivo é que os alunos também aprendam a importância de fazer o bem para os outros e para o planeta, seguindo os ensinamentos de São Francisco de Assis. O Colégio Bom Jesus reúne todas as ações anualmente no Relatório Bom Jesus Social, que pode ser conferido clicando aqui.

Foto: Divulgação

7. Resultados positivos

O Colégio Bom Jesus, que completou 127 anos de história em maio de 2023, é uma das marcas do Grupo Educacional Bom Jesus, que atende diretamente cerca de 30 mil alunos da educação básica ao ensino superior (com a FAE Centro Universitário, que está presente no Paraná e em Santa Catarina).

Os estudantes da instituição chegam mais bem preparados ao final da jornada de aprendizado, com mais segurança para tomar suas decisões. Em 2022, por exemplo, os alunos dos Colégios Bom Jesus conquistaram mais de três mil aprovações em universidades, sendo 260 em medicina, 60 em universidades no exterior e mais de 100 primeiros lugares nos resultados de cursos.

Laboratório do Colégio Bom Jesus Canarinhos. Foto: Divulgação

8. Linha do tempo

E para quem quiser se aprofundar ainda mais sobre a história do Colégio Bom Jesus, a entidade disponibiliza uma Linha do Tempo completa com diversos acontecimentos e curiosidades desses mais de 120 anos de história. O material pode ser conferido clicando aqui.

Colégio Bom Jesus São José. Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir