Connect with us

Com a chegada do Natal, Petrópolis estima abertura de 3 mil vagas de emprego temporárias

Cidade

Com a chegada do Natal, Petrópolis estima abertura de 3 mil vagas de emprego temporárias

Maior número de vagas é para vendedor e taxa de efetivação deve ser de 14,2%

O Natal é uma das épocas do ano que mais movimentam o comércio e as perspectivas para o mercado de empregos temporários em Petrópolis projetam aproximadamente 3 mil vagas para o período.

Foto: Henry Kappaun

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, o bom momento começou a ser verificado em outubro e toma um impulso neste mês de novembro com a Black Friday, com 56% dos consumidores assinalando que farão suas compras em lojas físicas e se consolida em dezembro, com o Natal.

“Estamos otimistas quanto à temporada de final de ano projetando um aumento nas vendas e, consequentemente, com os lojistas se preparado para atender a essa demanda, investindo em estoques variados, decorações atraentes, ampliação e treinamento de equipes”, analisa Cláudio Mohammad, presidente da CDL-Petrópolis.

Pesquisa nacional

À nível nacional, a expectativa é de que sejam 108,5 mil vagas abertas até dezembro, de acordo com levantamento realizado em todas as regiões pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae.

Esse número representa um crescimento de 5,6% em relação ao ano passado, quando foram 97,9 mil contratações. Se confirmada a expectativa, esse contingente de mão de obra será o maior desde 2013. Estas vagas levam em consideração o comércio varejista e o número cresce ainda mais quando incluídos outros segmentos como indústria e serviços, chegando a 470 mil vagas segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).

O segmento de hiper e supermercados é o que mais deve contratar temporários, abrindo 45,47 mil vagas, seguido por vestuário e calçado, com 25,17 mil; utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 15,98 mil; livrarias e papelarias, com 9,31 mil; e móveis e eletrodomésticos, com 5,7 mil vagas.

Apesar de hiper e supermercados concentrarem a maior parte das vagas, é o segmento de vestuário que mais é beneficiado proporcionalmente pelo Natal. Enquanto o faturamento nos mercados cresce 34% entre novembro e dezembro, nas lojas de vestuário o salto é de 90%, de acordo com dados da CNC.

Maior número de vagas é para vendedor

Lideram o ranking de contratações as ocupações de vendedor (42.102), caixa (9.429) e almoxarife e armazenista (9.278). O salário médio de admissão deverá alcançar R$ 1.605. Sem contar a inflação acumulada, esse valor fica 1% acima na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a remuneração média ficou em R$ 1.596.

A expectativa da CNC é que a taxa de efetivação seja de 14,2%, acima de 2022, quando ficou em 12,3%, mas inferior a 2021 (14,9%) quando o comércio ainda estava repondo as vagas que haviam sido fechadas nas duas primeiras ondas da pandemia.”

“Acreditamos que uma parcela significativa desses temporários terá a oportunidade de transição para posições efetivas. Para os profissionais que buscam a efetivação após uma vaga temporária em Petrópolis, destacamos a importância do comprometimento, proatividade e excelência no atendimento ao cliente. Mostrar dedicação às responsabilidades atribuídas, demonstrar habilidades interpessoais e adaptabilidade são aspectos fundamentais. A capacidade de integração com a equipe e a disposição para aprender e crescer no ambiente de trabalho também são valorizadas”, indica Cláudio Mohammad.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir