Connect with us

Parque da Ipiranga terá novo espaço de exposições e atividades turísticas

Cidade

Parque da Ipiranga terá novo espaço de exposições e atividades turísticas

Inicialmente elaborado para o Jardim Botânico da cidade do Rio, Pavilhão Niemeyer, de autoria de Oscar Niemeyer, será construído em Petrópolis

O Parque Natural Municipal Padre Quinha (Ipiranga), em Petrópolis, pode contar em breve com uma área de exposições permanentes e atividades voltadas para o turismo, a educação, o meio ambiente e a cultura: o Pavilhão Niemeyer. Nesta semana, o prefeito Rubens Bomtempo autorizou abertura de licitação para contratar uma empresa para a construção do espaço.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

A previsão é que as obras durem cerca de 10 meses. O local também abrigará uma exposição permanente com obras do arquiteto Oscar Niemeyer.

O projeto do pavilhão é de autoria de Oscar Niemeyer, elaborado inicialmente para o Jardim Botânico da cidade do Rio de Janeiro. Como a execução do projeto lá não aconteceu, a concepção do projeto foi doada pelo Instituto Social Oscar Niemeyer ao município de Petrópolis.

Convênio com o Instituto Social Oscar Niemeyer

A licitação para a construção do parque é possível devido ao convênio que a Prefeitura e o Instituto Social Oscar Niemeyer (que detém os direitos sobre os projetos do arquiteto) firmaram em outubro do ano passado.

O convênio possibilitou que o projeto, elaborado inicialmente para o Jardim Botânico, fosse adaptado para o parque, onde as condições do terreno são diferentes. O convênio também possibilitou a contratação, pela Prefeitura, de projetos complementares (estrutura de concreto, instalações de energia, água e esgoto, destino das águas pluviais e paisagismo do entorno).

Valorização do Parque Natural

Além do pavilhão, a Prefeitura também trabalha na restauração da ruína do parque. No local, vai ser instalado o futuro Centro de Educação Ambiental de Petrópolis. Outra ação da Prefeitura para valorizar o Parque Natural Municipal Padre Quinha.

O imóvel vai abrigar: a sede administrativa do Parque Natural; sala multimídia; área de reuniões; sala para guias de trilhas; e um café.

As obras estão em curso e promoverão a recuperação total da ruína, com revestimentos, esquadrias, instalações e cobertura novos. O objetivo, além de valorizar o parque, é permitir que o local seja cada vez mais um espaço de convivência de moradores da cidade e turistas.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir