Connect with us

Fortalecimento do Turismo de eventos é apontado como fundamental para movimentar a economia da cidade

Negócios

Fortalecimento do Turismo de eventos é apontado como fundamental para movimentar a economia da cidade

Tema foi abordado durante mesa redonda do Petrópolis Business, que aconteceu no Centro Cultural Sesc Quitandinha

O fortalecimento do Turismo de eventos foi apontado como fundamental para movimentar a economia da cidade. O assunto foi debatido durante uma mesa redonda no Petrópolis Business, evento que aconteceu no Centro Cultural Sesc Quitandinha entre os dias 26 e 29 deste mês.

Foto: Roberto Jones

O bate-papo, na sexta-feira (27), reuniu especialistas do setor que destacaram que uma programação ativa e de qualidade contribui para que o turista permaneça por mais tempo em Petrópolis, movimentando diferentes setores: além do Turismo, Comércio e Serviços.

A conversa contou com a presença de Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo) e conselheiro do Sesc RJ; Silvia Albuquerque, diretora regional da multinacional francesa GL Events; e Silvia Guédon, Secretária de Turismo de Petrópolis.

Eventos pós-pandemia

Germano fez uma linha do tempo desde a pandemia e lembrou os momentos difíceis e de insegurança pelos quais Petrópolis passou naquele período e, em seguida, com as tragédias climáticas de fevereiro e março de 2022. Naquela ocasião, ele ressaltou que a realização de grandes eventos foram fundamentais para a retomada do turismo.

“Além de terem um grande papel em promover a cultura, arte e conhecimento, eles também dão visibilidade e elevam o nome de Petrópolis. Depois das tragédias, estávamos sem perspectivas, com muitos eventos sendo cancelados. Precisávamos de um grande atrativo, e aí veio o Festival Sesc de Inverno, que foi um momento de retomada onde as coisas voltaram a acontecer na cidade”.

O especialista afirmou ainda que é necessário prolongar a estadia dos turistas no município. “Petrópolis precisa estimular mais produtos, atrativos e eventos que prendam o visitante e façam ele querer ficar por mais dias na cidade e não apenas fazer um passeio bate e volta, para que ele consuma no comércio local. É preciso gerar uma permanência destes visitantes”.

De acordo com os profissionais, eventos longos, como o próprio Petrópolis Business, a Bauernfest, que recebeu meio milhão de visitantes em 17 dias de festa, e o Natal Imperial, que começa no dia 30 de novembro e vai até janeiro de 2024, podem colaborar para essa maior estadia.

Cidade segura

A segurança de Petrópolis, proximidade com grandes centros urbanos e diversidade de espaços públicos e privados para a realização de eventos também foram apontados como pontos positivos da cidade durante a mesa redonda.

Silvia Guédon reforçou que, recentemente, Petrópolis conquistou novamente o valioso título de cidade mais segura do Rio de Janeiro. “Isso tem sido um diferencial no que diz respeito aos eventos. Temos uma cidade linda, histórica, cultural e segura. Além disso, temos quase 50 auditórios com capacidades de 40 a mil lugares, espaços públicos e privados, mais de 100 meios de hospedagens com cerca de seis mil leitos. Isso é mágico”, disse.

A secretária de turismo pontuou também que muitas vezes, é mais rápido se deslocar para Petrópolis do que para a Barra da Tijuca, por exemplo. “Estamos em um eixo importantíssimo, muito perto de Juiz de Fora e da cidade do Rio de Janeiro”, acrescenta.

Aquecimento do setor hoteleiro

Silvia Albuquerque, diretora regional da GL Events, empresa responsável por promover grandes festivais como a Bienal do Livro do Rio e o Web Summit, relatou que grandes espaços podem mudar a dinâmica de uma cidade no que diz respeito à promoção de eventos.

“Na GL, além do Rio e de São Paulo, operamos também em Santos e Salvador. Assim como essas cidades, Petrópolis também tem espaços adequados para receber grandes eventos sem a exigência de grandes adaptações e infraestrutura adicional, como é o caso do Palácio Quitandinha”, afirma a gestora.

Silvia explica também que, ao contrário do turismo de lazer, que tem picos sazonais, o turismo de negócios muitas vezes se mantém ao longo do ano, ajudando a manter uma ocupação relativamente estável nos hotéis e pousadas da cidade.

“O turismo tem um papel fundamental na movimentação da indústria hoteleira de cidades como Petrópolis, contribuindo para a economia local, a criação de empregos e o desenvolvimento da infraestrutura turística. Além da hospedagem, os viajantes também gastam em refeições, transporte e atividades de lazer durante sua estadia. Isso ajuda a manter uma ocupação relativamente estável nos hotéis e pousadas da cidade. A diversificação das opções de hospedagem e a capacidade de atrair eventos de negócios são fatores essenciais para o desenvolvimento do setor”, diz a diretora regional da GL Events.

Sistema Fecomércio

Conselheiro do Sesc RJ, Germano reafirma a importância do Sistema Fecomércio na promoção de grandes eventos, como é o caso do Festival Sesc de Inverno, maior evento cultural multilinguagem do país que, em 2023, aconteceu em 17 cidades, com mais de 400 atrações e 15 milhões de pessoas impactadas.

“Gostamos de dizer que o Sistema Fecomércio é a casa do Turismo, pois os grandes eventos que acontecem no estado do Rio têm a nossa participação efetiva. Além disso, acreditamos que é importante para o estado e para a cidade promover esse tipo de movimento”, disse Germano.

Natal do Sesc

Outro grande evento promovido pelo Sistema Fecomércio é o Natal do Sesc. Durante a mesa redonda, Germano revelou alguns detalhes da festa neste ano. Segundo ele, o acendimento das luzes no Centro Cultural Sesc Quitandinha acontecerá no dia 11 de novembro. O evento será realizado em 26 cidades. E a abertura oficial em Petrópolis, com exposição de 80 anos do Palácio Quitandinha, será no dia 24 de novembro.

Sobre o Petrópolis Business

Sucessor da Expo Petrópolis, que aconteceu entre 2000 e 2007 também no Quitandinha, o Petrópolis Business reúne os mais importantes segmentos empresariais, poder público, entidades de classe, a academia e outros agentes de desenvolvimento para gerar um encontro dinâmico e estimulante para o fomento de novos negócios.

Considerado o maior evento de negócios do interior fluminense, o Petrópolis Business contou neste ano com uma programação ampla e diversificada, com workshops, palestras, rodadas de negócios, atrações culturais e exposição de produtos e serviços.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir