Connect with us

Feira de Cerâmica de Petrópolis acontece neste mês em Itaipava

Agenda

Feira de Cerâmica de Petrópolis acontece neste mês em Itaipava

Evento que vem consolidar o resgate da tradição da cerâmica na cidade acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no Shopping Vilarejo, em Itaipava

A 4ª edição da Feira de Cerâmica de Petrópolis acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no Shopping Vilarejo, em Itaipava, e irá contar com a participação de cerca de 30 expositores e 10 apoiadores. Além da exposição e venda de diversas peças, o evento promove uma programação composta por palestras e oficinas, além de exibição de filmes sobre cerâmica, lançamento de livro e sorteios. Toda a programação é gratuita e foi pensada como forma de consolidar o resgate da tradição cerâmica na cidade.

Fotos: Divulgação

“A Feira de Cerâmica de Petrópolis surgiu em 2017, idealizada e organizada por ceramistas locais, para atender aos anseios dos demais ceramistas estabelecidos na cidade, que sentiam falta de um evento que proporcionasse a oportunidade de expor e comercializar os seus trabalhos, além da possibilidade de uma rica troca de informações com os demais colegas”, Ivo Ferreira, um dos idealizadores do evento.

O evento

Logo em sua primeira edição, a Feira de Cerâmica atraiu cerca de 700 visitantes, que conheceram os autores das obras distribuídas em 18 mesas (individuais e coletivas). No ano seguinte, devido ao sucesso, contou com o dobro de expositores. A atração é uma grande oportunidade para a divulgação da cerâmica autoral e também para possibilitar um canal direto de vendas com o público, aproveitando a proximidade das festas de fim de ano.

A cerâmica é uma das primeiras formas de expressão artística utilizada pela humanidade. Pelo barro, uma matéria viva, passando pela magia do fogo, nascem objetos funcionais e decorativos que são pura poesia e contam história.

A Feira, que já é um evento consolidado, esperado e já faz parte do calendário de eventos da cidade, este ano está sendo produzida pela Sábios Projetos, das produtoras Alice Cavalcante e Isabel Themudo, que possuem mais de 25 anos de experiência nas mais diversas áreas da cultura. O evento foi criado e organizado, em suas três primeiras edições, pelos próprios ceramistas, encabeçados por Ivo Ferreira.

Fotos: Divulgação

História da cerâmica em Petrópolis

A cerâmica artística e a cidade de Petrópolis têm uma forte ligação, que começou lá na década de 1920, quando o empreendedor Alberto Augusto da Costa e o ceramista francês Henry Gonot abriram a Cerâmica Itaipava. A atividade foi forte no município até meados dos anos 1970.

Ao longo desse período outras cerâmicas surgiram, como a Luiz Salvador, a Santa Ettienne, a Nova Cerâmica, a Cerâmica Imperial e a Cerâmica Almeida, tornando a região conhecida como centro produtor de cerâmica artística. A atividade gerou emprego e renda, atraindo visitantes e compradores de todo o país.

Há alguns anos, o movimento no setor voltou à cena petropolitana com o surgimento de novos ateliês. O número vem crescendo e, atualmente, há no município cerca de 40 ceramistas produzindo artesanalmente objetos artísticos, decorativos e utilitários.

“Hoje o cenário é diferente e a produção de cerâmica artística é exercida em inúmeros ateliês individuais, quase todos pequenos estúdios caseiros, mantendo-se somente a Cerâmica Luiz Salvador como representante da era inicial”, acrescenta Ivo.

Fotos: Divulgação

Confira a programação completa

  • Sábado – 18 de novembro
    10h às 20h: FEIRA DE CERÂMICA – exposição e venda de peças de diversos artistas da cidade
    10h às 11h: ATELIER CASA TEMPO – Oficina interativa para crianças e famílias com Elis Simões
    11 às 12h30: TERRAS DO BRASIL: PINTANDO COM AS CORES DA CERÂMICA DO VALE DO JEQUITINHONHA – Oficina de pintura com André Sampaio
    14h às 15h: A IMPRESSÃO 3D COMO FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE CERÂMICAS DE DESIGN ÚNICOS – Palestra com Jamil Duailibi
    15h às 16h: MOSTRA CINE CERÂMICA – Curadoria de Heloisa Alvim
    16 às 17h: MÉTODO ATIVO NISE DA SILVEIRA – Oficina com Heloisa Alvim
  • Domingo – 19 de novembro
    10h às 18h: FEIRA DE CERÂMICA – exposição e venda de peças de diversos artistas da cidade
    10h às 11h: ATELIER CASA TEMPO – Oficina interativa para crianças e famílias com Elis Simões
    11h às 12h30: O VASO “A GRANDE MÃE” – Oficina com a arte educadora Ana Rondon
    14h às 15h: OS PRINCÍPIOS TÉCNICOS DAS ARGILAS E ESMALTES – Palestra com Caio Giardullo e Nelson Lixa
    15h às 16h: RITXOKO – UMA ETNOGRAFIA DA CERÂMICA FIGURATIVA KARAJÁ/INY, Palestra com Chang Whan.
    16h às 17h: LANÇAMENTO DO LIVRO “RITXOKO, A VOZ VISUAL DAS CERAMISTAS KARAJÁ/INY”, de Chang Whan.
    17h: Sorteio de livro e argila

Fotos: Divulgação

Pra anotar aí:

4ª Feira de Cerâmica de Petrópolis

Onde: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, nº 10.035 – Itaipava

Quando: 18 e 19 de novembro de 2023

Funcionamento: sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h

Mais informações: no site ou e-mail feiraceramicadepetropolis@gmail.com

Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir