Connect with us

Casa Marambaia lança novo menu com valorização de produtos de Petrópolis

Comer e beber

Casa Marambaia lança novo menu com valorização de produtos de Petrópolis

Novo menu do chef Douglas Franco ganha novos toques de frescor, com ingredientes sazonais e implantação do conceito “farm to table”

A Casa Marambaia, hotel boutique na Fazenda Marambaia, em Corrêas, oferece uma experiência que por si só já justifica o passeio. Agora em nova fase, o restaurante ganha um novo atrativo: um menu que prestigia ingredientes frescos e de produtores da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Fotos: Instagram @fazenda.marambaia e Divulgação

Os chefs consultores Roland Villard e David Mansaud passaram o comando das panelas e a gestão da cozinha para o chef Douglas Franco, que já integra a equipe desde a inauguração do empreendimento e agora assume como chef executivo.

Novos pratos

Para se preparar para esta nova etapa, ele fez um grandioso trabalho de imersão, visitando in loco diversos produtores locais e escolhendo ingredientes selecionados. A partir dessas visitas, foram criados pratos como Galinha d’Angola com arroz meloso, quiabo grelhado e folhas tostadas.

Fotos: Divulgação

A ave, rara, é procedente de São José do Vale do Rio Preto. O quiabo, por sua vez, é orgânico. Já o molho do cozimento é feito com ossos e carcaças de aves, no estilo roti.

Outra novidade é a Truta grelhada com ervas e legumes da horta. Grande e com boa proporção de gordura, ela é originária da Quinta das Nascentes, em Bonfim (Corrêas). É servida com pele crocante e acompanhada de tomatinhos, mini cenouras e outros vegetais, vindos da região rural de Brejal, em Petrópolis, uma área conhecida pelo pioneirismo – são mais de 30 anos de atividade – no cultivo de alimentos orgânicos.

Os produtos utilizados no restaurante da Casa Marambaia são de uma associação que reúne mais de 40 famílias, que produzem aproximadamente 120 variedades de alimentos.

Fotos: Divulgação

O Escargot com manteiga de alho e ervas e pão de campagne é outra opção que compõe o cardápio de pratos principais. O caracol, vindo da Escargots Invernada, no distrito da Posse, em Petrópolis, é criado por meio de um processo único no Brasil. Não em caixas plásticas, como todos os outros, mas ao ar livre, com alimentação natural, e ambiente que reproduz a realidade de uma floresta, com plantas e umidade.

Opções veganas, como moqueca de banana-da-terra e Salada da Casa (servida com folhas e legumes da horta), também fazem parte do menu. Para ambos os pratos, foram escolhidos ingredientes locais. A Salada da Casa valoriza o frescor e a qualidade das hortaliças e legumes da região, com os melhores produtos do Brejal.

Outro destaque do novo menu é a rapadura. Ela aparece na sobremesa, recheando o bolo-de-rolo, que é servido com crumble de chocolate e sorbet de cupuaçu. E, de forma ousada, compõe o molho do filé-mignon, junto com a pimenta-rosa. A carne é servida com batata gratinada ao queijo Canastra.

Fotos: Divulgação

O espaço

Os salões internos contam com iluminação natural e as mesas no jardim têm cenário emoldurado pelas belas montanhas da Serra dos Órgãos. Da cozinha saem pratos com temperos e aromas brasileiros, que podem ser harmonizados com os excelentes vinhos da deslumbrante adega, ideal para quem busca uma refeição especial.

Foto: MCA Estúdio

Trajetória do chef

O chef executivo Douglas Franco é um jovem talento. Sua carreira é ascendente não apenas na gastronomia, mas na própria Casa Marambaia. No local, ele começou como cozinheiro, ocupou os cargos de chef de partie, sous chef e chef de cozinha operacional. Anteriormente, trabalhou como cozinheiro na Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, e no restaurante Il Perugino, em Itaipava.

“A região é uma das maiores produtoras agrícolas de qualidade do estado e queremos encurtar o caminho dos pequenos produtores até o prato que chega à mesa, valorizando cada vez mais os produtos sazonais, os produtores locais e o aproveitamento integral dos alimentos. Por isso, vamos incorporar esses produtos ao menu no conceito ‘farm to table’”, explica Douglas Franco.

As novidades já podem ser conferidas por quem visita o empreendimento e a casa está nos preparativos finais para o lançamento, em breve, do seu novo cardápio, primeiro com assinatura do chef Douglas Franco.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir