Connect with us

Escola Firjan SESI abre 160 vagas gratuitas para Ensino Médio com curso técnico em Petrópolis

Educação

Escola Firjan SESI abre 160 vagas gratuitas para Ensino Médio com curso técnico em Petrópolis

Podem concorrer às vagas jovens que estejam cursando o 9º do Ensino Fundamental com renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo

Até o dia 22 de outubro, jovens de Petrópolis que estejam cursando o 9º do Ensino Fundamental podem se candidatar ao processo seletivo de 160 vagas gratuitas para o novo Ensino Médio da Escola Firjan SESI com Itinerário de Formação Técnica em parceria com a Firjan SENAI.

Foto: Divulgação Escola Firjan SESI Petrópolis

O edital completo está disponível no site da Escola Firjan SESI, onde as inscrições também podem ser realizadas.

Como participar?

A aplicação das provas será no dia 2 de dezembro, com 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. São reservadas 5% das vagas em cada unidade escolar para pessoas com deficiência (PCD) – física, visual, auditiva, intelectual ou com transtorno do espectro autista.

O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro de 2024. Os candidatos devem ter renda familiar per capita bruta de, no máximo, 1,5 salário mínimo, conforme estabelecido no edital, em cumprimento ao Regulamento do SESI. Mais informações também podem ser obtidas no edital ou através do telefone 0800 0231 231.

“A Firjan SESI SENAI tem todas as condições de fazer uma entrega de grande valor e impacto para a indústria e para a sociedade, com o Ensino Médio de qualidade aliado aos Cursos Técnicos de excelência. Essa parceria no novo Ensino Médio tem trazido bons resultados. A cada ano os editais têm sido mais procurados pela sociedade. É um reflexo da qualidade do que vem sendo ofertado. Os Cursos Técnicos são ofertados em diversas áreas tecnológicas. Assim, o aluno pode optar pela área que deseja. Importante se inscrever rápido porque as inscrições são limitadas a cinco candidatos por vaga”, aconselha Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI.

Documentação necessária

Na inscrição, o(a) candidato(a) deve preencher o formulário com os dados solicitados e anexar os documentos (fazendo upload) a seguir:

  • Carteira de Identidade (frente e verso);
  • CPF (dispensável caso conste o número do CPF na Carteira de Identidade);
  • Estar em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental em 2023, precisa apresentar a comprovação documental;
  • Certificado de Conclusão ou Declaração de Matrícula original no 9º ano do Ensino Fundamental (com no máximo 30 dias de emissão no dia da inscrição);
  • Autodeclaração de baixa renda (modelo no edital – Anexo I). Alguns candidatos são dispensados dessa obrigatoriedade, os detalhes estão no edital;
  • Comprovante de dependência de industriário (ou ex-industriário com vínculo até 3 anos antes da data de publicação do edital), conforme definição do item quando for o caso.

Ensino Médio da Firjan SESI SENAI

“O Ensino Médio é super importante para a vida dos jovens e para a entrada deles no mercado de trabalho. Nosso curso está alinhado com a nova legislação, com toda a carga horária de Base Nacional Comum Curricular, além da formação técnica em parceria com a Firjan SENAI e outros conteúdos como robótica e arte maker. O currículo conta com 4.200 horas para que os alunos tenham toda a formação básica, humana e para o mundo do trabalho; e assim poderem escolher se querem seguir a carreira acadêmica, entrar na universidade, ou entrar logo no mercado de trabalho”, avalia Vinícius Mano, coordenador de Conteúdo de Educação Básica da Firjan SESI.

Os alunos complementam sua formação optando por dois clubes de área de conhecimento a cada ano (linguagem, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas), e opção de aulas para desenvolvimento científico ou com foco na criatividade a partir da arte contemporânea, além de oficinas extraclasse, incorporando mais cultura na educação básica. O horário será integral e ainda haverá aulas aos sábados.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir