Connect with us

Onda de calor: especialista alerta para os cuidados com a saúde neste período

Saúde

Onda de calor: especialista alerta para os cuidados com a saúde neste período

Idosos e crianças são mais vulneráveis às altas temperaturas, diz especialista

As ondas de calor estão se tornando cada vez mais frequentes e intensas em muitas partes do mundo, devido às mudanças climáticas. Esse aumento de temperatura pode representar um risco significativo para a saúde, especialmente para as mais populações, como idosos, crianças e pessoas com condições médicas pré-existentes.

Com isso, o Dr. Paulo Sá da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FASE), fez um alerta para as próximas ondas de calor nesta primavera e detalhou algumas dicas com os cuidados que devemos ter em época de temperaturas mais altas.

Foto: reprodução internet

Segundo o médico, a melhor maneira é ingerir bastante água permanentemente, carregando uma garrafa para repor o líquido que colocamos para fora com o calor excessivo.

“Devemos evitar ficar expostos ao sol nos horários entre 10h às 14h, que são horas de pico do sol. É necessário nos proteger dessas possíveis insolações que causam grandes problemas para a nossa saúde,” comenta.

Idosos e crianças

Os grupos mais vulneráveis a essas temperaturas mais altas são idosos e crianças. O médico ressalta que é preciso ter uma atenção maior de quem cuida dessas pessoas, pois na maioria das vezes, elas não se hidratam tanto.

“Devemos alertar esse cuidado maior com grupos mais sensíveis a essa variação de temperatura. Em alguns casos, observamos situações em que os pais se distraem em alguma conversa e deixa a criança exposta ao sol por muito tempo, isso não pode acontecer. Devemos ter uma atenção redobrada nessas épocas,” destaca.

Foto: reprodução internet

Cuidados básicos

Além disso, o médico detalha que não podemos esquecer dos cuidados básicos em nosso dia a dia que fazem a grande diferença quando ficamos expostos ao sol.

“É importante o uso do protetor solar e sempre lembrar de reaplicar durante o dia. Acessórios como chapéu, boina e guarda-sol são muito importantes para dar uma escapada do sol,” completa Dr. Paulo Sá.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir