Festa vai contar com barracas de comidas típicas de cinco países, carreata, exposição de carros antigos, visitação noturna à torre, programação religiosa e muito mais!
A tradicional Festa de São Pedro de Alcântara começa nesta quinta-feira (12), na Catedral, em Petrópolis. O evento segue até o domingo (15) com barraquinhas de comida, exposição de carros antigos, carreata, visitação à torre e muito mais. Já a programação religiosa acontece de 16 a 19 de outubro. Confira todas as atrações!
Foto: @dudubellotti
As barraquinhas
De 12 a 15 de outubro, estarão montadas na Catedral barraquinhas com comidas típicas de cinco países que têm ligação com a história de Petrópolis. Na sexta-feira (13), o espaço funcionará no final da tarde e à noite e, nas demais datas, durante todo o dia.
A barraca da Itália contará com lasanha, nhoque, pizzas e palha italiana; a de Portugal terá bolinho de bacalhau, sardinha frita, caldo verde, doces portugueses e vinhos; a da Espanha, paella de frutos do mar, porções de camarão, hambuguéres artesanais, arroz com leche e sangria; a da Alemanha, chucrute, joelho, sanduíche de pernil, salada de batata, salsichão e torta alemã; e, pra finalizar, a do Brasil servirá espetinhos, pastéis, refeição mineira, pão com linguiça, doce de abóbora, cocada e porções de torresmo, aipim e linguiça mineira.
Carreata e exposição de carros
No domingo (15), o Serra Bugs, evento que fez sucesso esse ano no Parque de Itaipava, levará uma exposição de carros antigos para a Festa de São Pedro. A atração acontece das 9h às 16h.
Ainda no domingo, às 16h30, acontece a tradicional carreata levando a imagem do padroeiro pela rua da Catedral.
Foto: Divulgação
Visitação noturna à torre
A Catedral agora conta com a Galeria Auto Expositiva Princesa Isabel, onde os visitantes têm acesso à história do prédio, por meio de dois totens, e a câmeras que mostram toda a parte superior da igreja. Durante o passeio, também é possível acessar o mirante, onde se pode ter uma das melhores vistas do Centro Histórico.
De lá, toda a Avenida Koeler e outros pontos centrais da cidade, como a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e a Praça da Liberdade podem ser observados.
Normalmente, as visitações acontecem de terça-feira a sábado, das 9h às 16h, e aos domingos, das 13h às 16h. Porém, durante a festa, o passeio poderá ser feito durante a noite. A visitação noturna funcionará das 18h às 21h nos dias 12, 13 e 14 de outubro.
Os ingressos custam R$ 20 e podem ser comprados na Loja Pequena Flor (ao lado da Catedral). Vale lembrar que, às quartas-feiras, moradores de Petrópolis que apresentarem o comprovante de residência têm gratuidade, exceto em feriados, quando pagam meia entrada.
Veja também: Você sabia que petropolitanos podem visitar a torre da Catedral de graça às quartas-feiras?
Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @dudatravassos2
Programação religiosa
Além de todas essas atrações, a festa que acontece em homenagem ao Dia de São Pedro de Alcântara, celebrado em 19 de outubro, contará com uma extensa programação religiosa, com o Tríduo preparatório do padroeiro de Petrópolis e co-padroeiro do Brasil, finalizando com a Santa Missa na quinta (19). Confira:
16/10 – Segunda-feira
- 19h30: Tríduo com Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano de Volta Redonda
17/10 – Terça-feira
- 19h30: Tríduo com Dom Paulo Romão, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
18/10 – Quarta-feira
- 19h30: Tríduo com Dom Ubiratan, Bispo Emérito de Itaguaí
19/10 – Quinta-feira
- 8h: Santa Missa
- 19h30: Santa Missa em homenagem ao padroeiro presidida pelo Bispo Dom Gregório Paixão
Fotos: Arquivos Sou Petrópolis
Pra anotar aí:
Festa de São Pedro de Alcântara
Quando: 12 a 19 de outubro
Onde: Catedral de São Pedro de Alcântara
Mais informações: @catedraldepetropolis
Veja também: