Procura por atendimento em saúde mental aumenta em Petrópolis
Psiquiatra destaca o aumento após a pandemia, ligado a fatores como instabilidade social e financeira e falta de perspectiva em relação ao futuro
Neste dia 10 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, data que destaca a importância do cuidado psicológico e visa conscientizar sobre os transtornos mentais. Em Petrópolis, dados da Coordenadoria de Saúde Mental apontam um aumento no número de pacientes que procuram por atendimento psicológico.
Foto: divulgação
Alta no número de atendimentos
Os dados mostram que, no ano de 2022, foram realizados 73 mil atendimentos na rede municipal. O trabalho envolveu médicos e outros profissionais, como psiquiatras, assistentes sociais, psicólogos de adultos infantis, terapeutas ocupacionais e enfermeiros.
De janeiro a agosto deste ano, o número de atendimentos chegou a 41.406. Evidenciando cada vez mais a procura por ajuda de profissionais da área em Petrópolis.
Sinais do adoecimento psiquiátrico
Eduardo Birman, médico psiquiatra, afirma que nos últimos anos a procura por atendimento em saúde mental vem crescendo, principalmente depois do período da pandemia.
“Questões como instabilidade social e financeira, falta de perspectiva em relação ao futuro, estão entre os fatores sociais que ampliaram essa procura. Um ponto importante também nos atendimentos mais recorrentes, foi a informação sobre os sinais do adoecimento psiquiátrico que as pessoas possuem hoje em dia,” explica.
Foto: ilustrativa
Histórico familiar
O especialista destaca também que os transtornos mentais têm origem biopsicossocial, ou seja, pessoas com histórico familiar têm a maior chance de desenvolver um adoecimento mental.
“Os casos mais recorrentes são: a depressão maior, transtornos ansiosos e por uso de substâncias psicoativas. A mídia de uma forma geral têm abordado bastante esse assunto, colaborando, assim, para a diminuição do estigma e do preconceito com os quadros psiquiátricos,” diz Birman.
Como manter a saúde mental
Existem várias maneiras de promover a saúde mental diariamente. De acordo com a psicóloga Jéssica Wayand é importante reconhecer e administrar bem as emoções, saber se expressar no dia a dia, ter um tempo individual de qualidade e jamais descuidar do bem estar.
“Por isso, gosto de destacar a importância da psicoterapia, pois é por meio dela que aprendemos a nos conhecer melhor e cuidar com responsabilidade de nós mesmos e de nossa saúde física e mental,” diz.
A especialista explica que, em alguns casos, mesmo aplicando práticas naturais do dia a dia, alguns pacientes poderão necessitar de medicamentos.
“A situação é individual de cada paciente, por isso, alguns precisam de medicação, potencializando os efeitos da terapia e os remédios ficam responsáveis pelo controle dos sintomas e por tonar o indivíduo mais flexível para estar em terapia. As consultas exploram as causas do adoecimento e busca ferramentas para lidar com os problemas,” comenta.
Jéssica ainda destaca a necessidade de procurar ajuda diante dos sinais de cada pessoa e que o acompanhamento de um profissional é fundamental neste processo de tratamento da saúde mental.
Onde pedir ajuda ?
Em Petrópolis é possível pedir ajuda em Caps e em unidades de saúde.
CAPS Nise – Rua Sete de Abril, 374 – Centro – telefone: 2246-9064
CAPSI – Infanto- Juvenil – Rua Marechal Floriano Peixoto, 418 – Centro – telefone: 2247-6893
CAPS Núbia Helena – Estrada União e Indústria, 15.015 – Itaipava – telefone: 2237-3904
CAPS Ad Fênix – Rua Monsenhor Bacelar, 492 – Centro – telefone: 2246-9198
Ambulatório Central de Saúde Mental – Rua Dom Pedro, 185 – Centro – telefone: 2231-6545
Urgência Psiquiátrica – Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp – Rua Paulino Afonso – 455 – Telefone: 2237-4062).
Veja também:
