Connect with us

Prédio histórico dos Correios de Petrópolis deve deixar de pertencer à instituição

Cidade

Prédio histórico dos Correios de Petrópolis deve deixar de pertencer à instituição

Nesta segunda-feira (9), foi comemorado o Dia Mundial dos Correios. Monumento do Centro de Petrópolis, que é tombado pelo Inepac, sofre com abandono e pichações constantes

Nesta segunda-feira (9) foi comemorado o Dia Mundial dos Correios. E em Petrópolis, um monumento que se destaca dentre os outros é o prédio sede dos Correios, no Centro Histórico. Mesmo com a falta de manutenção, a fachada e o interior, com os salões inteligados e ornamentados por vitrais, chamam a atenção de quem passa pelo local. O prédio, porém, deve deixar de pertencer à instituição.

Fotos: @manutencaopetropolis

A história da sede

O edifício foi construído em 1922, no início da era republicana. Porém, a história dos Correios em Petrópolis data de muito antes. Uma das mais antigas do país, a primeira agência na cidade foi criada em 1848, por meio de um decreto de Dom Pedro II.

De acordo com o livro “Os Correios de Petrópolis – Um passeio pela História”, de Vera Maria Muller Taulois, em 1921, a Princesa Isabel cedeu uma parte dos jardins do Palácio Grão-Pará para a construção do atual prédio.

Este foi um de seus últimos feitos antes do falecimento naquele mesmo ano. Conforme consta, a única solicitação feita pela princesa foi que o busto de seu pai, Dom Pedro II, permanecesse à entrada da agência.

Fotos: @pedro_vazper

Independência do Brasil

O historiador petropolitano Joaquim Eloy acrescenta que o imóvel foi pensado, justamente, para servir de sede dos Correios em Petrópolis e foi construído como parte das comemorações do centenário da independência do Brasil.

“Outra agência dos Correios que se baseou na mesma inspiração arquitetônica foi a de Niterói. São até bem parecidos, ambos prédios comemorativos”, comenta.

Fotos: Museu Imperial/Ibram/MinC e Bruno Avellar (2018)

Abandono

O prédio, mesmo sendo tombado pelo Inepac, sofre com o abandono e a ação de pichadores. Além das marcas de pichações na fachada, a falta de limpeza também é notória.

Para mitigar este tipo de delito, os Correios informaram que têm investido em dispositivos de segurança e que, em breve, a agência de Petrópolis contará com central de alarme e com sensores perimetrais, o que dificultará as ações.

De acordo com a instituição, o contrato com a prestadora do serviço já foi assinado e a instalação está prevista para ocorrer nas próximas semanas. A entidade também ressalta que mantém estreita parceria com órgãos de segurança pública para prevenir esses crimes contra a estatal.

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

O futuro do prédio

Com todo este abandono, porém, a perspectiva é de que o prédio deixe de pertencer aos Correios em breve. Segundo a instituição, o imóvel está sendo preparado para alienação e mais informações sobre o edital serão divulgadas oportunamente.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir