Connect with us

Futuro do prédio onde funcionava o Banco do Brasil em Petrópolis ainda é incerto

Cidade

Futuro do prédio onde funcionava o Banco do Brasil em Petrópolis ainda é incerto

Imóvel está fechado desde que a agência foi transferida, em 2012

Quem passa entre as ruas do Imperador e Alencar Lima, no Centro Histórico, se questiona o que será feito no prédio onde funcionava a agência do Banco Brasil. Desde que o banco mudou de endereço, em 2012, ele está de portas fechadas. Diversas hipóteses foram levantadas à respeito do imóvel, como a que ele sediaria um espaço cultural do Banco do Brasil e até mesmo que serviria como uma extensão da Biblioteca Municipal de Petrópolis. Porém, nenhuma delas foram confirmadas.  

Foto: Sou Petrópolis

Na época, o banco estatal alegou que a mudança tinha o objetivo de dar mais conforto e acessibilidade aos clientes e usuários, já que o prédio histórico é um imóvel tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde 1991, e não poderia receber intervenções estruturais.

No ano de 2016, a prefeitura informou, por meio de um decreto, que tornaria o imóvel de utilidade pública, já que estava abandonado e que teria como finalidade a instalação de órgãos da administração pública. Mas o Banco do Brasil informou que o prédio estava à venda, o que foi concretizado em seguida.

Manutenção

Desde então, o imóvel está abandonado e a prefeitura vem todo esse tempo intimando os proprietários a fazerem a manutenção e iniciarem a obra de restauração.

Na última semana, equipes do governo municipal e do Inepac vistoriaram o prédio. Intervenções estão sendo realizadas no telhado. Os proprietários se comprometeram a colocar novos tapumes para proteger os andaimes que estão montados na fachada do imóvel, e garantiram que todo o prédio será restaurado.

Foto: Sou Petrópolis

“Tivemos algumas reuniões com os atuais proprietários e após vistoria com técnicos do Inepac, ficou acertado que eles vão fazer essa troca da estrutura atual que está na fachada para a instalação de tapumes, que vão garantir mais segurança para os pedestres e também como forma de isolar de maneira correta o canteiro de obras”, disse o secretário de Planejamento, Felippe Augusto Rocha.

Representante do escritório regional do Inepac, Patrícia Hugueney acredita que agora haverá avanços em relação à obra. “O foco agora é o telhado para acabar com as infiltrações e permitir assim que outras etapas das intervenções avancem”, comentou. Segundo Danilo Marcolino, representante dos atuais proprietários do imóvel, todo o prédio será restaurado e a intenção é concluir a obra do telhado antes do período chuvoso.

Construção

O prédio, construído em 1926, por João Glasl Veiga, foi inaugurado em 1928, para servir de sede ao Banco de Petrópolis, no mesmo lugar onde esteve erguido o Hotel Bragança, demolido no início do século passado. Em seguida foi adquirido pelo Banco do Brasil, que começou a utilizá-lo em 1932.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir