Connect with us

#PequenosEmpreendedores: conheça o ateliê de bailarinas que vem fazendo sucesso em Petrópolis

Cidade

#PequenosEmpreededores

#PequenosEmpreendedores: conheça o ateliê de bailarinas que vem fazendo sucesso em Petrópolis

Na 9ª reportagem da série da série que vem destacando e valorizando os pequenos empreendedores da cidade, conheça a história da marca “Bolinhas de Poá”, criada pela Janaina Santos, há 12 anos

É na sala de sua residência que Janaina Santos, de 49 anos, coloca todo o seu talento e criatividade para fluir, com a confecção de bailarinas personalizadas, feitas, minuciosamente, a mão.

O gosto pelo artesanato sempre existiu, mas foi através de uma frustração com os enfeites da festa de aniversário da sua filha que nasceu a marca Bolinhas de Poá.

“Encomendei toda a festa de aniversário, de três anos, da minha filha e veio com muito problema. Foi uma decepção enorme. Daí decidi que para as próximas festas eu iria fazer os enfeites”, diz a empreendedora.

Foto: Sou Petrópolis

Nesta edição da série #PequenosEmpreendedores, conheça a história de dedicação e empreendedorismo dessa marca que vem fazendo sucesso em Petrópolis.

Início com os enfeites de aniversário

Sem muito conhecimento sobre confecção para os enfeites, mas com determinação, Janaina começou a pesquisar na internet como se fazia. E aos poucos, o que era para ser pessoal, começou a expandir para produção de lembranças de maternidade, primeira comunhão e para outras ocasiões.

Fotos: Sou Petrópolis

“Comecei a pesquisar como fazer enfeites com feltros. Fazia a mão. Minhas amigas foram vendo meu trabalho e adoravam. Começaram a divulgar, as encomendas foram chegando e aumentando cada vez mais. Quando percebi já estava envolvida com o empreendedorismo”, lembra Janaina.

Das lembrancinhas às bailarinas

A bailarina veio do pedido de uma amiga para uma festa com o tema ballet. Percebendo a necessidade de direcionar o seu trabalho, Janaina focou todos os seus esforços para a confecção das bonecas personalizadas.

Fotos: Sou Petrópolis

“Eu já amava ballet, por causa da minha filha que fazia, achava tudo muito encantador. E o mercado não oferecia muita variedade de enfeites para o tema. Estava me sentindo perdida com as lembrancinhas para os aniversários, o que me pediam eu fazia. Achava que necessitava focar em uma coisa apenas. Percebendo a escassez no mercado, uni o útil ao agradável e assim comecei a produção das bailarinas”, conta.

Desafios

Mas como todo início de negócio há seus desafios. E com a Janaina não foi diferente. Sem saber como fazer uma boneca bailarina, os aprendizados vieram das pesquisas na internet.

“Tinha que ter o molde, que não tinha noção de como desenhar. Comprei uma máquina que não tinha noção de como ligar. Fui pesquisando, me esforçando até conseguir. Minha mãe, que sempre teve confecção, me ajudou com a costura. Fui comprando os materiais e os tecidos. Assistia os vídeos das bailarinas profissionais para ter noção das roupas. A primeira não ficou tão boa. Mas fui aperfeiçoando aos poucos e hoje elas estão aí. Mas por várias vezes, pensei em desistir, porém vejo que não conseguiria ficar sem elas”, lembra.

Bolinhas de Poá

O nome da marca veio do tecido de poá, que são as estampas com bolinhas.

“No início fazia tanto enfeite com o tecido que escolhi para a marca. Já que deu sorte lá atrás, trouxe para as bonecas também”, explica Janaina.

Produção

Sozinha, Janaina faz todo o processo das bailarinas. São os tecidos do tom da pele, das roupas, do tipo do algodão antialérgico, dos acessórios, dos brilhos, das pequenas pedrarias, os cabelos pensados e produzidos cuidadosamente pela empreendedora, que se orgulha do seu artesanato.

Fotos: Sou Petrópolis

“Dá muito trabalho. Faço tudo por etapa. Primeiro o formato do corpo, depois o cabelo e o make, e as roupas que são mais trabalhadas. Me orgulho do meu trabalho. Antes as pessoas não davam tanto valor ao artesanato. Mas de uns 5 anos pra cá, vem mudando. Estão entendendo o trabalho manual. E no meu caso, uma boneca não será igual a outra, cada uma terá um diferencial”.

Parcerias de sucesso

Com o trabalho minuciosamente feito com as bonecas, a marca Bolinhas de Poá chamou atenção da loja da renomada bailarina e professora de balé, Ana Botafogo, o que rendeu a Janaina uma parceria de sucesso.

Foto: arquivo @bolinhasdepoa

“Hoje as bailarinas são vendidas no espaço, em Ipanema, no Rio de Janeiro. Também fizemos a decoração da mesa de aniversário dela”, conta.

Fotos: Sou Petrópolis

Em Petrópolis, Janaina também já fechou parcerias com as escolas de ballets, para as comemorações de fim de ano.

E as bailarinas também são encontradas em outros estados como Maranhão, Minas Gerais e São Paulo.

Vendas e encomendas

As bailarinas são encontradas em dois pontos de vendas no Centro de Petrópolis. Na Papelaria Cruzeiro e na Orquídeas Flores, no Shopping Bauhaus, na Rua. Dr. Nelson de Sá Earp.

As encomendas, no atacado e no varejo, podem ser feitas pelo WhatsApp (24) 99395-8220 e pelo Instagram @bolinhasdepoa

“Cada vez mais as bailarinas estão saindo da cidade. Estou focada em investir mais no atacado, com valores especiais para lojistas e também para pessoas físicas. Para o Natal, estamos produzindo bailarinas para enfeitar as árvores de Natal”, ressalta Janaína Santos, com a certeza de que todo o esforço e trabalho valeram a pena.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir