Connect with us

De palestras à caminhada: confira a programação completa do Outubro Rosa em Petrópolis

Agenda

De palestras à caminhada: confira a programação completa do Outubro Rosa em Petrópolis

Durante todo o mês, instituições em prol dos pacientes oncológicos promovem uma extensa programação com palestras, serviços, consultas, exames, apresentações culturais e muito mais!

Neste mês é celebrada a campanha de conscientização ao combate ao câncer de mama, Outubro Rosa. E em Petrópolis instituições em prol dos pacientes oncológicos promovem uma série de atividades sobre o combate à doença e o diagnóstico precoce.

Foto: Divulgação

Câncer de mama

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil para o triênio 2023 a 2024. A proporção é de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres. A doença é considerada a primeira causa de morte entre as mulheres brasileiras a partir dos 40 anos.

Segundo o Inca, sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama nas mulheres é o mais incidente no país, sendo que o maior risco estimado é observado na região Sudeste, onde a proporção é de 84,46 por 100 mil mulheres.

Oncologista do Centro de Terapia Oncológica (CTO), Carla Ismael explica que muitas pacientes ainda chegam com tumores de mama em estágios avançados e destaca a importância do diagnóstico precoce.

“Se a mulher notar um nódulo na mama, alguma alteração na pele, não deve ter medo de procurar o médico. Quanto mais cedo a gente diagnostica o câncer de mama, maiores são as chances de cura. Nós temos muitas mulheres curadas aqui no CTO. É importante a gente falar sobre este tema e mostrar que é uma doença que tem tratamento e que é totalmente curável”, diz.

Foto: Divulgação

Programação CTO

O CTO terá um mês inteiro de ações em apoio à campanha Outubro Rosa. Com o slogan “Quem procura, cura”, a unidade de Petrópolis terá palestras sobre diferentes temas abertas ao público em geral.

No dia 10 de outubro, às 10h, será abordado o tema: “Os Benefícios Previdenciários e Assistenciais para o paciente oncológico”. Na semana seguinte, no dia 17 de outubro, às 9h, a programação continua com orientações fisioterapêuticas no autocuidado das pacientes com câncer de mama.

Dando continuidade, no dia 20 de outubro, às 14h, o tema da palestra será: “Sexualidade e Câncer”. Já no dia 24 de outubro, às 9h, o assunto é: “Imunidade – O alimento como ferramenta de fortalecimento durante o tratamento oncológico”. Em seguida, às 10h, o tema será “A importância do exercício físico no tratamento oncológico”.

No dia 26 de outubro, às 14h, a palestra será sobre Qualidade de Vida. No dia seguinte, 27 de outubro, às 15h, serão abordados os mitos comuns sobre o tratamento do câncer de mama.

E, para encerrar a programação do Outubro Rosa no CTO Petrópolis, no dia 31 de outubro, às 10h, a palestra será sobre os tipos de cirurgia para o câncer de mama.

Foto: Divulgação

Programação APPO

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, também está com uma extensa programação para o mês.

Neste ano, o tema escolhido foi: Colorindo vidas com amor e solidariedade. “Estou muito feliz por presenciar tantas conquistas, vitórias, e mais ainda por poder incentivar e apoiar tantas mulheres! Coisas boas acontecem quando nos unimos em prol do bem”, disse a presidente voluntária da APPO, Ana Cristina Mattos.

A programação contará com palestras, consultas com especialistas, coletas de exames, aulões, apresentações artísticas, serviços de beleza e muito mais! Os eventos seguem até o dia 28 de outubro, quando acontece a tradicional caminhada do Outubro Rosa, com saída da Catedral São Pedro de Alcântara, às 15h.

A programação completa pode ser acessada clicando aqui.

Foto: Divulgação

Tarde Rosa

Nesta quinta-feira (5), a partir das 14h, a APPO, em parceria com o Centro Regional de Radioterapia (RadioSerra), promovem uma tarde rosa, na sede da Radioserra, localizada na Rua Dr. Sá Earp, 309, Centro.

O evento terá início com uma roda de conversa, coordenada por Daniel Przybysz, Rádio-Oncologista, com o intuito de conscientizar os participantes da atividade sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, bem como uma atualização sobre os avanços no tratamento da doença.

Às 15h haverá um aulão de dança com o educador físico Diego Santana com o intuito de mostrar para todos, que mesmo pacientes em tratamento e pessoas após o tratamento de câncer podem se exercitar, respeitando as limitações de cada indivíduo.

Durante toda a tarde o massoterapeuta Sergio Teixeira estará realizando Quick Massage nos participantes da ação.

Foto: Divulgação

“É importante pontuar que o evento é totalmente gratuito e tem como missão oferecer conhecimento, entretenimento e relaxamento tanto para os pacientes que estão na Casa de Apoio, as vitoriosas que sempre frequentam os eventos da APPO, mas sobretudo para a população. Unimos conhecimento com atividades lúdicas e de relaxamento com o intuito de ampliarmos o público interessado. Dessa forma cumprimos nossa função de Associação educadora”, finalizou Ana Cristina Mattos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir