Escola de memória para idosos vem promovendo qualidade de vida para a 3ª idade em Petrópolis
No Dia Internacional do Idoso, conheça o Super Cérebro, escola de memória e raciocínio que oferece atividades para estimular o desempenho de funções cognitivas da terceira idade
Neste domingo (1°) é celebrado o Dia Internacional do Idoso, data que destaca a importância de cuidar bem dos idosos e promover qualidade de vida para pessoas acima de 60 anos.
Promover o envelhecimento saudável e melhorar a vida dos idosos e suas famílias e comunidades. Esse propósito vem sendo desenvolvido, em Petrópolis, pela escola de memória e raciocínio Super Cérebro, desde 2021.
Fotos: divulgação
Atividades desenvolvidas no Super Cérebro
As atividades são baseadas na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, professor da famosa Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
“São mais de 150 idosos que temos no Super Cérebro. E estamos ganhando cada vez mais adeptos, mostrando a importância da ferramenta para desenvolver ainda mais o potencial do cérebro humano nesta faixa etária”, conta Andreia Erthal, diretora da escola.
Fotos: divulgação
As atividades servem para estimular, preservar ou melhorar o desempenho de funções cognitivas como memória, raciocínio lógico, atenção, capacidade de resolução de problemas, dentre outras.
“Além de prevenir o declínio cognitivo, o método é muito divertido, estimulando hábitos de vida saudáveis, mais autonomia e autoestima nos alunos”, elenca a diretora do Super Cérebro em Petrópolis, Andreia Erthal.
Métodos oferecidos para os idosos
Parte das atividades do Super Cérebro acontece com base no Soroban: o ábaco japonês que melhora concentração, memória, raciocínio lógico e atenção dos alunos. Além do Soroban, nas aulas os alunos fazem uso de enigmas, desafios e jogos de tabuleiro mundialmente premiados, que desenvolvem a capacidade de tomada de decisões, a socialização, o planejamento e a agilidade mental.
Fotos: reprodução instagram @supercerebro.petropolis.rj
“Nosso ambiente é de muita convivência e interação, melhorando a qualidade de vida como um todo”, comenta Andreia.
Convívio além das salas de atividades
O bom convívio e os aprendizados não ficam só entre os idoso e na sala de atividade. Andreia destaca o Super Cérebro mais do que sendo um trabalho.
Fotos: Divulgação
“Encontrei um propósito de vida com o Super Cérebro. Estou realizada e tenho muito orgulho da nossa equipe. Além de todo o profissionalismo e dedicação com cada aluno, é extremamente carinhosa. Promovemos passeios extra-classe e participamos de eventos para aumentar a interação social e a diversão”.
Como participar do Super Cérebro
Em Petrópolis, o Super Cérebro está localizado na Galeria Gelli, sala 701 na Rua 16 de Março, 155 – Centro. Para quem quiser participar, basta entrar em contato pelo whatsApp (24) 99226- 8987 ou pelo Instagram @supercerebro.petropolis.rj. Eles oferecem uma aula gratuita para que o aluno possa experimentar a metodologia e tirar as dúvidas.
Sobre a data
A data de 1º de outubro foi instituída como Dia Internacional das Pessoas Idosas em 14 de dezembro de 1990, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas.
No ano de 2020, a ONU proclamou a Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas (2021-2031), uma colaboração global, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que reúne governos, sociedade civil, agências internacionais, profissionais, academias, mídia e iniciativa privada, em prol de melhorias para a vida dos idosos.
Nas próximas três décadas, a população idosa no mundo deverá mais do que dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050.