Connect with us

Outubro Rosa 2023 será aberto em evento na Casa dos Conselhos em Petrópolis

Agenda

Outubro Rosa 2023 será aberto em evento na Casa dos Conselhos em Petrópolis

O maior evento em prol da saúde promovido na cidade acontece no dia 2 de outubro

A APPO e a Prefeitura de Petrópolis se juntaram para abrir oficialmente o Outubro Rosa no dia 2 de outubro, na Casa dos Conselhos, a partir das 18h.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosafoi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Foto: divulgação

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes de câncer de mama, partidas de boliche, dentre outros.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

Fotos: divulgação

Em Petrópolis a primeira edição do evento “Saúde da mama, uma nova caminhada”, foi realizada em 2009 visando à conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Com a campanha a APPO promoveu uma grande mobilização da sociedade, bem como do poder público, principalmente com relação ao conserto de um mamógrafo que estava parado há quase três anos no Centro de Saúde, além da conscientização feita há mais de 1450 pessoas em palestras sobre o assunto.

“Nos anos seguintes seguimos firmes e fortes em prol da prevenção e detecção precoce do câncer de mama e já existem resultados tangíveis diante do trabalho que a APPO realizou, desde 2009, sempre em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis. Nossos números remontam cerca de 30.000 pessoas nas caminhadas e pelo menos 20.000 pessoas sensibilizadas por meio de palestras e todas de conversa”, ponderou Ana Cristina Mattos, presidente voluntaria da APPO.

“O Outubro Rosa já uma campanha consolidada na nossa cidade. Temos avançado muito na sensibilização da população sobre a importância do autoexame, da detecção precoce da doença. E, paralelamente a isso, ampliamos muito os investimentos na área. Adquirimos um novo mamógrafo digital para o Hospital Alcides Carneiro e estamos com as filas de mamografias zeradas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Foto: divulgação

Programação

Na programação da abertura, que será realizada na segunda-feira, 2 de outubro, a partir das 18h, será realizada a composição de mesa solene, com a presença do Prefeito Rubens Bomtempo, da primeira dama, chefe de gabinete e presidente do Condim – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciane Bomtempo, do Secretário de Saúde, Marcus Curvelo, da Presidente Voluntária da APPO, Ana Cristina Mattos e da Madrinha do Outubro Rosa 2023, a Administradora Fernanda Fadel.

Mais informações sobre a APPO, como se tornar um parceiro e mudar a vida de algum paciente oncológico, bem como a programação completa as atividades do Outubro Rosa 2023 podem ser obtidas na sede da APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, localizada na Rua Visconde da Penha, 72 – Centro,  por meio do telefone fixo (24) 2242-0956, do WhastsApp (24) 99274-1377, do site appo.br, do email.

Pra anotar aí:

Abertura – Outubro Rosa 2023

Data: 2 de outubro (segunda-feira)

Horário: às 18h

Local: Casa dos Conselhos, Avenida Koeler, 260, Centro.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir