Connect with us

Fechado há quase quatro anos, Theatro Dom Pedro não tem previsão de reabrir

Cultura

Fechado há quase quatro anos, Theatro Dom Pedro não tem previsão de reabrir

No Dia Nacional do Teatro, produtores culturais lamentam o abandono do espaço

Nesta terça-feira, 19 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Teatro. Porém, em Petrópolis, a data é marcada por revolta. Isto porque, um dos principais espaços culturais e artísticos da cidade, o Theatro Dom Pedro, permanece fechado e sem previsão de reinauguração há quase quatro anos.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Em 2019, o local foi interditado para receber obras de restauração e, desde então, permanece fechado. A previsão era de que o monumento fosse reaberto ainda em 2023, porém, o projeto segue sem previsão de ser reinaugurado.

Revolta

A cena cultural de da cidade se revolta pelo abandono do espaço e lamenta por todas as experiências perdidas nesses quatro anos.

“Petrópolis é uma cidade extremamente rica culturalmente, mas que fica fechada nela mesma. Cultura não é só o que a cidade produz, mas também o que ela pode trazer de fora. E um espaço como o Theatro Dom Pedro seria perfeito para isso, além de abrir portas para novos artistas”, comenta o produtor cultural e organizador da Copa Brasil de Fotografia, Jorge Vitório.

Andamento das intervenções

Em maio deste ano, a Prefeitura de Petrópolis decidiu fazer o distrato do contrato com a empresa responsável pela reforma do teatro, após pouco avanço nas intervenções. A medida teve como objetivo dar agilidade a execução das obras, que ficaram paralisadas por quase dois anos.

Atualmente, a Prefeitura de Petrópolis é a responsável pelas intervenções, e afirmou que o processo licitatório para contratação de uma nova empresa responsável pela obra está em fase final.

“O município ressalta que, com a retomada dos repasses do ICMS, será possível dar andamento ao processo e, em breve, as obras serão iniciadas”, informou a Prefeitura em resposta à Sou Petrópolis.

Foto: Divulgação PMP

Patrimônio Histórico

Vale lembrar que o Theatro Dom Pedro foi inaugurado em 2 de janeiro de 1933 e foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1998. A última reforma completa no espaço aconteceu em 2003.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir