Connect with us

Após revitalização, Teatro Santa Cecília será reinaugurado como Teatro Imperial até o fim do ano

Cultura

Após revitalização, Teatro Santa Cecília será reinaugurado como Teatro Imperial até o fim do ano

Espaço passa por revitalização para tornar o local mais confortável, seguro e acessível

Um dos principais espaços culturais de Petrópolis, o Teatro Santa Cecília, se tornará, em breve, o “Teatro Imperial”. O espaço passa por reformas e tem previsão de ser reaberto ao público com a nova marca ainda no final de 2023.

Foto: Divulgação

A revitalização tem como objetivo de tornar o local mais confortável, seguro e acessível, além de capacitá-lo tecnicamente para atender aos mais diversos tipos de produções artísticas.

O projeto é uma iniciativa da Natureza Produções, que tem como sócios o Gestor Cultural Paulo Lopez e a Atriz Sabrina Korgut. “O Teatro Imperial será um espaço de pluralidade artística, unindo música, teatro, dança, artes visuais, entre outras expressões, com o objetivo de atrair os mais diversos públicos e espetáculos produzidos no Brasil”, destaca Sabrina.

O novo título

A cultura de Petrópolis está diretamente ligada ao período imperial do Brasil. Sendo nomeada como Cidade Imperial (por Decreto Presidencial nº 85.849, de 27 de março de 1981), título que reflete a sua história, cultura e legado, Petrópolis sediará um espaço cultural que remeta à essa história, o Teatro Imperial.

“Esse projeto tem como objetivo a revitalização estética e a preservação das características arquitetônicas do espaço, a modernização da caixa cênica, a adequação às normas de segurança e acessibilidade do Teatro, assim como potencializar a marca Petrópolis na rota da cultura nacional, tornando o Teatro Imperial uma referência em arte, cultura e entretenimento no Estado do Rio, apresentando uma programação plural, com espetáculos de destaque e artistas reconhecidos”, afirma Paulo Lopez.

História

O Teatro Santa Cecília foi construído na década de 50 em conjunto com a Escola de Música Santa Cecília, a primeira de música da cidade, e localiza-se no centro histórico, no coração da cidade.

É considerado um importante patrimônio cultural tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico da cidade de Petrópolis. O projeto de revitalização atentou-se para que todas as características originais do espaço fossem preservadas e sua beleza resgatada, que refletisse seu passado, mas que, atualizado pelo presente, pudesse se perpetuar no futuro.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir