Connect with us

Conheça a história da barraquinha de churros vendidos há 25 anos na Rua Teresa

Cidade

#PersonalidadesDePetrópolis

Conheça a história da barraquinha de churros vendidos há 25 anos na Rua Teresa

A barraca do ‘Churros do Alemão’ foi uma das primeiras a oferecer o cardápio gourmet na cidade

É na pequena barraca, na subida da Rua Teresa, que Janaina Silveira Alves Haubrich, de 36 anos, projeta seus sonhos visando ajudar a comunidade petropolitana. Dos 25 anos em que a barraca encontra-se no mesmo endereço, a vendedora está há 12 anos à frente dos negócios do Churros do Alemão. Nesta edição da série de Personalidades Petropolitanas, conheça a história do churros que já é um legado da cidade e que vem se inovando.

Foto: Sou Petrópolis

O churros Imperial – nome em homenagem à cidade, começou com Adão Mendes Haubrich. Trabalhando sozinho desde então, o vendedor contratou Janaina para ajudá-lo na barraca. Com os ensinamentos do patrão e um olhar de empreendedora, ela buscou melhorias para a barraca, que com o potencial de vendas, gerou empregos para outras pessoas. Hoje, devido a problemas de saúde, Adão administra o negócio nos bastidores da fabricação dos churros.

A barraca é prova de que a fórmula para o sucesso está na simplicidade e no olhar atento ao público. Com os recheios de doce de leite, aos mais sofisticados, os churros já conquistaram turistas fies de outras cidades e até mesmo de outros países. Afinal, dizem mesmo que Petrópolis é uma das poucas cidades que oferecem a iguaria tão especial.

Foto: Sou Petrópolis

E não é só ele que chama atenção. Entre os fatores que caracterizam o Churros do Alemão está o rigoroso padrão de limpeza. “Trabalhava em outra barraca. E o Adão, que hoje é meu esposo, me chamou para trabalhar aqui. Era tudo muito simples, do que temos hoje. Mas fomos crescendo aos poucos e o que muito me orgulha e ter conseguido o certificado de manipulação de alimentos e higiene”, destaca Janaina

Foto: Sou Petrópolis

Segredo na preparação da massa

Quem já provou os churros, pôde notar uma diferença no sabor. O segredo para mantê-los sequinhos, está no ingrediente colocado na preparação da massa que, como toda boa receita, é mantido em segredo. Adão é quem prepara a prepara em uma pequena fábrica montada na própria casa do casal, no Meio da Serra.

Inovação na marca e no cardápio

Foi no período pós pandêmico que Janaina inovou a marca. A primeira mudança foi no nome. “Churros do Alemão” por causa da cidade e pelo o meu marido, que é descendente de alemão, além de ser uma homenagem e agradecimento por ele ter mudado a minha vida por meio da barraca”.

Foto: Sou Petrópolis

Com as medidas sanitárias impostas e com a queda nas vendas, a expansão do cardápio foi a forma de voltar ao patamar das vendas antes da pandemia. “Passamos por dificuldade durante o período. Ficamos oito meses sem uma renda, só recebendo doações. Quando liberaram foi o momento que tivemos que inovar. Adotamos uniforme, embalagens e lacres personalizados e o cardápio gourmet, que até então não se tinha na cidade. Fez muita diferença, que hoje não conseguimos calcular a quantidade de churros que vendemos por dia”, diz Janaina.

E o cardápio é extenso. Dos churros tradicionais os clientes saboreiam o misto, doce de leite, chocolate e napolitano. Já o gourmet tem nutella, ovomaltine, kitkat, oreo, diamante negro, galak, ouro branco, laka oreo e sonho de valsa. Além de outros produtos, como açaí, amendoim e água são ofertados na barraca.

“Temos que investir. Às vezes o lucro é melhor, mas o reconhecimento do público pela qualidade dos churro é o que vale. Tudo que fazemos é para público. Temos que oferecer um diferencial dentro da cidade”, detalha Janaina.

Novidades

Fonte de simpatia e boas conversas com os clientes, Janaina detalha que a   necessidade de atingir todos os públicos, principalmente os que tenham algum problema de saúde. “Doce é vida e algumas pessoas são restritas a isso, como os diabéticos. Nossa ideia é também oferecer os churros diferenciado para eles, para veganos, vegetarianos. Temos que pensar em todos. Fazer os churros congelados para que posso ser frito e consumido em casa fresquinho e minis churros para encomendas de festas”.

Foto: Sou Petrópolis

Desafios e projetos

Vencendo os desafios da vida pessoal, desde pequena, e profissional, Janaina tira como exemplo para ajudar outras pessoas. Adotada quando era bebe, é da barraca que a vendedora ajuda a família adotiva. “Meu pai sofreu um derrame, meu irmão é portador de uma deficiência. É daqui que consigo ajudar eles. Minha irmã trabalha com a gente e quando está em casa ajudar a cuidar da nossa filha, para eu vir pra barraca. E assim, vamos vivendo”.

O sonho de Janaina é ser reconhecida na cidade pelo seu trabalho, além de expandir as vendas dos churros para outros pontos. A expansão da fábrica e a geração de empregos para mães solos são projetos que ela almeja.

Foto: Sou Petrópolis

A barraca dos Churros do Alemão funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h30, na subida da Rua Teresa, em frente à empresa telefônica OI. Pedidos podem ser feitos no ifood e os contatos no whatsapp (24) 98819-2028.

O casal mantém um perfil no Instagram e, aqueles que desejarem, podem seguir em @churrosdoalemaooficial

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir