Connect with us

Conheça o petropolitano por trás da Toca do Vídeo: locadora com mais de 30 anos de história na cidade

Cidade

#PersonalidadesDePetrópolis

Conheça o petropolitano por trás da Toca do Vídeo: locadora com mais de 30 anos de história na cidade

Nesta edição da série de Personalidades Petropolitanas, saiba mais sobre Marcelo e o dom de se conectar com pessoas através da arte

Matéria atualizada no dia 22 de janeiro de 2024

Dos mais de 3 mil filmes mantidos pela locadora hoje, sem dúvida o que detém a história mais interessante é aquele escrito pela própria loja. Toca do Vídeo no nome, quem conhece os bastidores sabe bem que a estrela da casa é, na verdade, o Marcelo. Nesta edição da série de Personalidades Petropolitanas, saiba mais sobre o comerciante que há mais de 30 anos administra aquela que é uma das únicas locadoras remanescentes na região.

Foto: Carolina Freitas

A vocação para o contato com o público se revelou com Marcelo ainda na juventude. Aos 13 anos ele teve seu primeiro emprego como vendedor de anúncios para o Jornal de Cascatinha. Em seguida, foi contratado por uma loja de antiguidades para, então, ser admitido por uma locadora. Em 1991, o empreendedor fundou o próprio negócio em parceria com o irmão. Naquele ano, começava, no Itamarati, a história da Toca do Vídeo.

“Sempre gostei muito de ler, de música, cinema. Sempre estive envolvido nisso. Gostava muito”. Habituado, desde o início, a assistir todos os lançamentos, com o decorrer do tempo Marcelo foi capaz de construir uma identidade bastante própria para a Toca do Vídeo. Ambiente em que os produtos são estudados, na Rua do Imperador, 540 – Sobreloja 4, o elo com a clientela também demonstra uma maior profundidade do que o usual.

Foto: Carolina Freitas

Para alguns terapêutico, o ritual de receber indicações de títulos, conversar sobre as impressões da obra e se utilizar do espaço para cultivar laços de amizade é o que faz da Toca longeva. “A ideia foi sempre essa. Sempre mantive contato com o que está sendo lançado. O que chega, eu assisto. Tem cliente que pega filme comigo há 30 anos. Para esses, até hoje eu separo filmes pro fim de semana”.

Impactado pelas principais transformações no âmbito das comunicações, Marcelo diz estar no lucro pelo tempo de estrada da locadora. Do surgimento da TV às plataformas de streaming, ele e o negócio testemunharam a emergência de tendências, a mutação de hábitos e perfis de comportamento – sobretudo durante e após a pandemia – e a persistência do desejo de ser ouvido e de estabelecer trocas que a mantém até hoje.

Em uma realidade cada vez menos personalizada, ter à disposição um ambiente de acolhimento em que cada cliente é enxergado como único é, sem dúvida, um ponto fora da curva. Durante o período de isolamento social, a loja se manteve fechada por oito dias. No restante da pandemia, Marcelo explica que o negócio funcionou sob a demanda dos clientes, que tanto recebiam os filmes e jogos em casa, quanto os buscavam na porta da locadora.

Foto: Carolina Freitas

Praticamente um assessor cinematográfico dos fregueses, Marcelo tem um olhar bastante sensível com relação ao mercado do cinema. Afinal, já são 30 anos assistindo a filmes regularmente. Questionado sobre a qualidade das obras produzidas hoje, ele pontua: “o filme retrata o espírito da sua época, e nós vivemos tempos confusos de caminhos sem direção, e as produções retratam isso”.

Se a Toca do Vídeo fosse um filme, ela seria, sem dúvida, um longa-metragem que abraça diferentes gêneros. Daquelas que surpreendem no decorrer da produção, a locadora contraria as previsões do público e se mantém um clássico através do tempo. Hoje, são 3 mil filmes e, pelo menos, mais 2 mil jogos para Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, 4 e 5.

E, se você pensava que agora já conhecia Marcelo Luis Butturini o suficiente, saiba que ele sempre guarda uma surpresa na manga, como todo bom roteirista. Uma delas é o fato de ter se formado professor de História e Ensino Religioso. Sem saber o que o futuro lhe reserva, talvez as salas de aula possam ser uma extensão de sua paixão por estar em contato com as pessoas, ensiná-las e aprender com elas.

Foto: Carolina Freitas

Para quem desejar reviver a emoção de alugar um filme, ter prazo para devolvê-lo e ser presenteado com uma boa conversa com Marcelo, a Toca do Vídeo funciona de segunda a sábado, das 9 às 19h20, na Rua do Imperador – 530, Sobreloja 4. O aluguel de filmes e jogos pode ser feito também pelo WhatsApp (24) 98811-5541.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir