Connect with us

Pesquisa da UNIFASE Petrópolis destaca aumento na cobertura vacinal infantil no Brasil

Saúde

Pesquisa da UNIFASE Petrópolis destaca aumento na cobertura vacinal infantil no Brasil

Estudo teve como foco as vacinas BCG, Pólio, DTP e MMRV

O novo levantamento conduzido pelo Observatório de Saúde na Infância, Observa Infância, do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), em parceria com a Fiocruz, revelou uma importante retomada na cobertura vacinal para crianças com menos de dois anos no Brasil.

Foto: Divulgação/ UNIFASE

“O estudo teve como foco a análise de quatro vacinas essenciais: BCG, Pólio, DTP e MMRV. Após anos de declínio, os resultados indicaram que houve um crescimento na cobertura vacinal infantil entre 2021 e 2022”, destaca a pesquisadora e coordenadora do Observa Infância da UNIFASE, Patrícia Boccolini.

Publicado em artigo na National Library of Medicine, o conjunto geral de dados abrangeu 1.344.480.329 de doses de 28 vacinas para proteção contra 15 doenças. Além disso, incluiu as contagens de estimativas das populações-alvo e os indicadores de cobertura vacinal, homogeneidade e taxa de abandono.

Dados nacionais

As informações sobre as regiões do Brasil também tiveram como base dados oficiais e públicos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Ministério da Saúde (MS). A pesquisa contempla ainda informações utilizadas no VAX*SIM, estudo que cruza grandes bases de dados para investigar o papel das mídias sociais, do Programa Bolsa Família e do acesso à Atenção Primária em Saúde na cobertura vacinal em crianças menores de cinco anos.

Vacinas

No que se refere a BCG (vacina que previne contra a tuberculose), a cobertura no Brasil teve um aumento de 19,7 pontos percentuais, atingindo 99,5% em 2022, sendo o único imunizante que alcançou a cobertura vacinal mínima necessária. A região Norte do país mostrou o maior crescimento, enquanto a Sudeste teve a menor cobertura com 92,7%.

Em relação à vacina DTP (tríplice bacteriana contra difteria, tétano e coqueluche) para crianças com menos de 1 ano, a cobertura cresceu 9,1 pontos percentuais, chegando a 85,5% em 2022. As regiões Norte e Nordeste lideraram o crescimento, porém nenhuma região alcançou a meta de 95% de cobertura vacinal. A cobertura da dose de reforço da DTP aumentou 2,9 pontos percentuais, chegando a 68,9% em 2022. A região Sul liderou em cobertura, enquanto a Norte apresentou o menor índice.

Já a cobertura para três doses da vacina contra a poliomielite cresceu 19,7 pontos percentuais, atingindo 85,3% em 2022. Norte e Nordeste mostraram os maiores incrementos. A cobertura do reforço da vacina contra a doença cresceu 6,3 pontos percentuais, alcançando 69,7% em 2022. O Nordeste mostrou o maior aumento, alcançando 67,9% de cobertura.

Por fim, a cobertura para a vacina combinada MMRV (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) cresceu 3,5 pontos percentuais, chegando a 59,6% em 2022. A região Sul liderou em cobertura, mas a Nordeste se destacou com um crescimento expressivo, atingindo 55,7%. Embora ainda entre as regiões com menores coberturas, a região Nordeste mostrou a melhor retomada vacinal.

Foto: Divulgação

A pesquisa

As evidências científicas trabalhadas são resultado de investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Patrícia e Cristiano Boccolini, no âmbito do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill e Melinda Gates.

“A cobertura vacinal é essencial para a prevenção de doenças infecciosas, refletindo a eficiência dos sistemas de saúde e das políticas públicas. Por isso, os responsáveis precisam estar atentos à caderneta de vacinação das crianças”, finaliza a pesquisadora Patrícia Boccolini.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir