Connect with us

Setembro Amarelo: Cefet promove atividades gratuitas no mês de prevenção ao suicídio em Petrópolis

Agenda

Setembro Amarelo: Cefet promove atividades gratuitas no mês de prevenção ao suicídio em Petrópolis

Webinar sobre ansiedade, oficina de dança, oficina de reiki, instalação artística e apresentação musical, estão na programação

O Cefet/RJ Petrópolis, por meio do Serviço de Psicologia, organizou uma série de ações para todo o mês de setembro com o objetivo de promover a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. O foco é buscar a conscientização sobre os riscos e contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida de todos.

Foto: Divulgação

Entre as atividades previstas, há webinar sobre ansiedade, oficina de dança, oficina de reiki, instalação artística e apresentação musical, além de ações nas redes sociais. Os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral. O webinar e as oficinas necessitam de inscrição prévia.

Confira a programação

  • 5 de setembro 
    19h às 20h30: Webinar “Eu tenho sentido ansiedade?”
    Bate papo reflexivo sobre ansiedade, como identificar e quais ferramentas para o tratamento, com o Dr. Manoel Braga Neto, pelo Microsoft Teams.
    Inscrições aqui.
  • 12 de setembro
    11h30 às 12h30: Oficina de dança – Fitdance
    Aula de Fitdance como aliada para o bem-estar e manutenção da saúde mental, com a instrutora premium Mayara Schanuel, no Salão Nobre.
    Inscrições aqui.
    15h30 às 16h: “A potência da Arte Urbana pelo grafite”
    Instalação artística de grafite com Pedro Henrique Mello, aluno do 2º ano do ensino médio do Cefet/RJ Petrópolis no Saguão Principal.
    “Quem canta os males espanta”
    Apresentação musical com alunos do ensino médio do Cefet/RJ Petrópolis no Saguão Principal.
  • 14 de setembro
    18h às 19h: Oficina de Reiki
    Terapia energética para promoção do autocuidado através do Reiki, com a Terapeuta Holística Wanda Holzer, no Salão Nobre.
    Inscrições aqui.

Sobre Setembro Amarelo

Falar de saúde mental, de suicídio, de cuidados e de formas de prevenção é essencial o ano todo. Mas é em setembro que as ações de conscientização são potencializadas no Brasil e no mundo com a campanha Setembro Amarelo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

A psicóloga do Cefet/RJ Petrópolis, Marcelle Araújo, ressaltou que o tema suicídio é delicado e que há vários aspectos psicossociais envolvidos na causa, como o aumento da pobreza, incerteza do futuro, solidão, tristeza profunda, luto, preocupações financeiras e ansiedade.

“É importante destacar que transtorno mental não é frescura, mas sim uma doença que precisa de tratamento e acolhimento. Por mais simples que seja, qualquer gesto de carinho vale para mostrar o apoio e o acolhimento a quem estiver passando por problemas de saúde mental. Um momento para escutar, uma palavra de conforto, são gestos que qualquer pessoa pode fazer”, destacou.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir