Connect with us

Cefet celebra 15 anos de existência com programação especial em Petrópolis

Agenda

Cefet celebra 15 anos de existência com programação especial em Petrópolis

Até o final do ano, instituição promove uma série de eventos e ações gratuitas e abertas ao público

Em 13 de setembro de 2008, uma solenidade marcou oficialmente a inauguração da unidade Petrópolis do Cefet/RJ. Chegava à cidade a primeira instituição pública com oferta de cursos de graduação e a primeira do sistema fora da Região Metropolitana do Rio. Um momento que iniciou um ciclo de oportunidades para centenas de estudantes e que será celebrado neste segundo semestre de 2023 com eventos e atividades culturais na cidade.

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (13), será dada a largada para as comemorações de aniversário com a palestra “Refletindo a pesquisa educacional nas notas da filosofia de peregrinação”, ministrada no Salão Nobre pela professora Emília Nhalevilo, reitora da Universidade Púnguè, de Moçambique.

Eventos no segundo semestre

Até o fim do ano, estão sendo organizadas atividades acadêmicas e artístico-culturais, além de ações nas redes sociais @cefetcampuspetropolis para rememorar e festejar o aniversário da unidade.

Entre os eventos previstos, haverá uma exposição de fotos e uma apresentação da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPI), em outubro; a solenidade oficial dos 15 anos e o Colóquio Literatura & Turismo, em novembro; e visitas guiadas pelo prédio histórico da instituição.

De 17 a 20 de outubro, o Cefet/RJ Petrópolis também promoverá a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), reunindo oficinas, palestras, apresentações e atividades culturais. Toda programação é gratuita e aberta ao público.

História do Cefet

O Cefet/RJ Petrópolis nasceu buscando aproveitar o potencial de crescimento, as parcerias e a infraestrutura existentes no município e seu entorno. Os primeiros cursos foram selecionados com base em levantamento de necessidades da Região Serrana.

Inicialmente eram ofertados os cursos de Técnico em Telecomunicações, superior em Tecnologia de Gestão em Turismo e Licenciatura em Física. No ano de 2014, a unidade começou a contar também com a graduação em Engenharia da Computação.

Um ano depois, após novas alterações e compreendendo as novas demandas da sociedade, passou a oferecer o curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio, o Bacharelado em Turismo e a pós-graduação lato sensu em Matemática Computacional Aplicada (já encerrada).

A partir do 1º semestre de 2020, o Cefet/RJ Petrópolis começou a ofertar mais um curso de graduação: o de Licenciatura em Matemática. Já em 2022, abriu a primeira turma da pós-graduação lato sensu em Práticas, Linguagens e Ensino na Educação Básica.

Do ensino médio à pós-graduação, a unidade vem reforçando o seu compromisso social de propiciar à comunidade o acesso a um ambiente educacional federal, gratuito e de excelência, com possibilidade de verticalização da formação educacional dentro da própria instituição.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir