Connect with us

Museu Imperial promove espetáculo teatral neste feriado da Independência em Petrópolis

Agenda

Museu Imperial promove espetáculo teatral neste feriado da Independência em Petrópolis

Suspenso desde 2020, espetáculo “Um Sarau Imperial” volta a acontecer desta quinta (7) ao sábado (9)

De quinta (7) a sábado (9) de setembro, às 18h30, moradores e turistas vão poder desfrutar do primeiro final de semana com o retorno do espetáculo “Um Sarau Imperial”, uma dramatização interativa, baseada em trechos retirados da correspondência particular da família Imperial.

As apresentações são realizadas no Pavilhão das Viaturas no Museu Imperial, localizado à Rua da Imperatriz, 220, Centro. Os ingressos devem ser adquiridos na bilheteria do Museu Imperial, sendo a inteira R$ 24 e a meia entrada R$ 12.

Fotos: divulgação

Sobre a apresentação

A atração é embalada por modinhas imperiais cantadas por uma soprano e acompanhadas por um pianista. A encenação se passa no ano de 1878 e tem como personagens a Princesa Isabel e seus amigos: Adelaide Taunay, Amandinha Paranaguá (Baronesa de Loreto), Luísa Margarida de Barros Portugal (Condessa de Barral) e Isidoro Bevilacqua.

A apresentação faz uso de interatividade entre os personagens e o público como forma de suscitar comparações entre o passado e o presente, estimulando a reflexão crítica sobre as mudanças ocorridas no país. Além disso, sensibiliza os espectadores para um estilo musical e poético próprio de uma época.

Os convidados ainda apreciam os mais belos figurinos, réplicas dos utilizados na época, bem como entram em contato com notícias jornalísticas daquele período e com a rotina de vida da princesa Isabel em Petrópolis.

Foto: divulgação

História do espetáculo

O espetáculo foi criado no ano de 2000 pelo Museu Imperial, tendo como base trechos das cartas oficiais da família imperial. O texto foi escrito e teve a primeira apresentação no mesmo ano com elenco formado pela equipe do próprio Museu Imperial.

Após quase 10 anos em plena execução, mas sem data e horários definidos, o Museu Imperial percebeu o potencial da atividade tanto no âmbito educativo quanto no que tange ao turismo.

Em 2010 a equipe do Museu Imperial selecionou um elenco e o projeto passou a ser interpretado por atrizes com formação em artes cênicas, cantoras profissionalmente gabaritadas e pianistas com titulação. Em 2016, por conta de um corte orçamentário o Museu Imperial teve de suspender as apresentações e para não finalizar a atividade, abriu um edital.

“O Um Sarau Imperial é um dos produtos em artes cênicas que eu mais tenho orgulho de fazer parte. Foi uma grande alegria vencer o Edital em 2016 e trabalhar, sem pausa, de julho de 2016 até a fatídica sexta-feira, 13 de março de 2020, quando interrompemos as apresentações por conta do Covid-19”, relembrou Maurício Araújo, diretor geral da Xdaquestão Produções.

Pra anotar aí:

Um Sarau Imperial

Apresentação oficial: Sábados às 18h30

Duração: 45 minutos

Local: Pavilhão das Viaturas do Museu Imperial Rua da Imperatriz, 220.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir