Connect with us

Capela e Campus Parque são inaugurados na UNIFASE em Petrópolis

Educação

Capela e Campus Parque são inaugurados na UNIFASE em Petrópolis

Os espaços estão abertos à visitação gratuita

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), inaugurou dois espaços que oferecem ao público a possibilidade de contemplação, introspecção e meditação. A universidade já é conhecida por ter um dos campi acadêmicos mais bonitos e arborizados do país, envolto à Mata Atlântica e com uma variação de cenários que encantam os visitantes.

Foto: divulgação

A Capela Nossa Senhora da Saúde e o Campus Parque são lugares convidativos para quem busca equilíbrio, momentos de paz e de pausa para apreciar a natureza e se conectar consigo mesmo e com o sagrado.

“Estamos muito felizes em inaugurar esses dois espaços em nosso Campus. A Capela é um espaço de recolhimento, de religiosidade e espiritualidade. O Campus Parque é um espaço de contemplação da natureza, de experimentação de sua beleza e reconhecimento de sua importância,” destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora geral da UNIFASE/FMP.

“Faço um convite a todos para que venham conhecer o nosso Campus Parque e a Capela N. Sra. da Saúde, espaços abertos a toda sociedade. A capela é um ambiente de acolhimento para todos os credos e religiões e, também, para aqueles que não professam nenhuma fé. Seu principal objetivo é oferecer um local de introspecção, meditação, tranquilidade, reflexão e de encontro e cuidado de cada um consigo mesmo e com o nosso criador,” completa.

Foto: divulgação

A UNIFASE/FMP tem o compromisso de promover a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, para formar profissionais qualificados a responder aos diferentes desafios com criatividade, inovação, compromisso ético e humano, visando a construção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática.

Neste sentido, a inauguração da Capela vem atender a uma solicitação dos próprios alunos que tinham o desejo de desenvolver o aspecto espiritual de sua condição humana, contando com um espaço de conexão com Deus no dia a dia, especialmente no campus acadêmico, lugar em que todos prezam pela qualidade de vida universitária.

“A capela é um espaço que muitos alunos estavam realmente precisando no campus, pois nos permite ter acesso ao sagrado; um lugar em que podemos interiorizar e refletir sobre a nossa vida, um local de equilíbrio e paz. Para muitos alunos que, assim como eu, viviam dentro da igreja em grupos de jovens, o afastamento da igreja por conta da mudança de cidade e a própria necessidade da dedicação aos estudos e à prática na medicina, esse espaço de conexão com Deus é essencial,” explica João Luiz Caffaro, aluno do 4º período de medicina da UNIFASE/FMP.

Foto: divulgação

O Campus Parque está estruturado em cinco percursos que receberam o nome de uma árvore ou planta que estão presentes ao longo do caminho, são eles: Percurso Magnólia, Percurso Ingá, Percurso Guapuruvu, Percurso Alecrim e Percurso Pau Brasil. Além das árvores, plantas, ervas e flores que serão identificadas e cadastradas com seus nomes científicos e populares, trazendo informações com diferentes perspectivas, também serão identificadas espécies da nossa fauna, como jacus, esquilos, macacos, répteis e insetos, presentes no ecossistema.

“O Campus Parque é um projeto de extensão universitária com diferentes possibilidades de ação extensionista, mas a principal delas é criar um ambiente democrático e sustentável, onde nossa comunidade interna e as pessoas que moram ou visitam Petrópolis possam frequentar”, frisa Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE/FMP.

Os espaços estão abertos à visitação gratuita, sendo o Campus Parque, de segunda a sábado, das 8h às 18h (exceto nos feriados) e a Capela N. Sra. da Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (exceto nos feriados).

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir